A Livoltek, empresa do grupo chinês Hexing, vai produzir baterias de lítio e carregadores de veículos elétricos no Polo Industrial de Manaus (AM) até o final de 2024. A fábrica na capital amazonense, inaugurada em 24 de julho de 2024, será a primeira do Brasil a produzir inversores de energia solar.
O investimento é da ordem de R$ 70 milhões — que poderá chegar a R$ 140 milhões em três anos —, com previsão de geração de 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos. A nova fábrica ocupa uma área de 18 mil metros quadrados.
Na inauguração da fábrica, o CEO da Livoltek no Brasil, Rui Cheng, disse que a nova fábrica produzirá equipamentos de alto padrão “feitos por brasileiros e para brasileiros”.
Popularização da eletromobilidade
O diretor comercial de mobilidade elétrica da Livoltek, Vinicio Carrara, afirmou que o mercado brasileiro da eletromobilidade vem dando sinais de expansão. “Conforme o valor de compra dos veículos continuar baixando, outras camadas sociais da população terão acesso a esses veículos. E ter a solução adequada para as recargas é essencial”, falou.
Presente ao evento, o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, elogiou a estrutura da nova fábrica. “A Livoltek dá mais uma prova de que a eletromobilidade significa mais investimento e mais empregos no Brasil”, falou.
Em entrevista à jornalista Ericka Araújo, do Grupo Canal Solar, Bastos enalteceu a utilização da energia limpa no transporte. “Esse investimento da Livoltek é muito importante porque ela faz essa ponte da energia limpa e renovável do Brasil com a tecnologia limpa dos veículos”, disse. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial