São Paulo — A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) não detectou risco de contaminação no desmanche de veículos em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista, onde foi encontrado parte do material radioativo para uso hospitalar que foi furtado na madrugada do último dia 30 de junho.
Após fazer um monitoramento de radiação no local, na manhã deste sábado (6/7), o órgão federal, que fiscaliza o uso de materiais nucleares e radioativos no país, informou que a área está liberada após 13 horas de interdição. Uma equipe de Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros ajudou na remoção de material pesado.
Na sexta-feira (5/7), a Polícia Civil recuperou parte do material radioativo que foi furtado no fim de junho, na Rua Félix Bernardelli, no Jardim Bandeirante, também na zona leste. Duas das cinco latas desaparecidas estavam dentro de um carro nas proximidades do desmanche, segundo o delegado Evandro Lemos, que conduz a investigação.
Material em embalagens de chumbo
Foi a CNEN quem divulgou um alerta sobre o furto de uma caminhonete contendo fontes radioativas. No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
De acordo com a CNEN, o material está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. “No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, infrmou.
O carro roubado, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), pertencente a uma empresa de equipamentos médicos. O material foi coletado no Rio de Janeiro e seria entregue no Paraná e em Santa Catarina.
Alerta à população
O governo federal alerta a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e entre em contato imediatamente pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763.
O roubo está sendo investigado pelo 49º DP (São Mateus). A SSP afirma que diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime.
Fonte: Oficial