Home Economia Lula achou que políticas do passado funcionariam, diz ex-FMI

Lula achou que políticas do passado funcionariam, diz ex-FMI

5
0
Lula achou que políticas do passado funcionariam, diz ex-FMI

Kenneth Rogoff, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor da Universidade Harvard, disse em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo que o Brasil deve enfrentar grandes desafios caso não lide com a questão fiscal.

Como ganhar dinheiro com o cartão de crédito?

Como ganhar dinheiro com o cartão de crédito?

Aprenda quais são os caminhos para gerar renda extra com as forma de pagamentos!

EU QUERO

“Sem isso, teremos juros mais altos, maior inflação, ou ambos”, afirmou.

De acordo com Rogoff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pode apenas “parecer-se com o Lula de 2003″. “Ele tem de fazer melhor agora, porque antes havia uma situação muito mais favorável nos preços de matérias-primas e de crescimento global”, pontuou.

“Lula assumiu o poder pensando que as mesmas políticas do passado funcionariam, mas não estão”, destacou. “No seu primeiro mandato, os preços das commodities estavam em grande alta, e ele sucedeu a administração do presidente [Fernando Henrique] Cardoso, que era muito mais forte do que a administração de [Jair] Bolsonaro.”

“O Brasil está com um déficit fiscal de 10% do PIB”, acrescentou. “Não vai ser ossível afastar os especuladores fazendo isso. O país fez um trabalho maravilhoso ao avançar a participação da dívida interna em relação a toda a dívida pública, ao determinar a independência do Banco Central. Mas há limites.”

Ex-economista do FMI diz que zona do euro está em “apuros”

Em relação à economia global, Rogoff diz que a possível adoção de tarifas sobre importados pela nova administração de Donald Trump nos Estados Unidos vai impactar o crescimento da zona do euro e da China.

“A zona do euro está em grandes apuros, não por causa de Trump, mas devido às suas próprias políticas”, diz o ex-economista-chefe do FMI. “

Claro que tarifas sobre importados causarão danos. O que também é preocupante em relação às tarifas é que a Europa vai retaliar, por questões políticas. Daí, Trump vai retaliar e quem sabe onde isso vai parar.”

Fonte: Oficial