A América Latina possui mais de 5,7 mil ônibus elétricos em operação, em 41 cidades de 12 países. Até julho de 2024, a utilização desses veículos evitou a emissão de mais de 6 mil toneladas de CO2 na atmosfera na região.
É o que mostra a plataforma E-Bus Radar, iniciativa desenvolvida com o objetivo de monitorar e georreferenciar frotas de ônibus elétricos em operação nas cidades latino-americanas, e que ganhou uma atualização recente em agosto de 2024.
Criada em 2019, a E-Bus Radar oferece uma visão clara dos benefícios dos ônibus elétricos, mostrando o potencial de evitar mortes prematuras ao melhorar a qualidade do ar nas cidades. A ferramenta é capaz de calcular o volume de emissões de CO2 que foi evitado graças à operação desses veículos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial está exposta a altos níveis de poluentes atmosféricos, com consequências sérias para a saúde humana, como doenças respiratórias e cardiovasculares. De acordo com a plataforma, ao substituir os ônibus a diesel, que contribuem para a poluição do ar e o aumento das emissões de gases de efeito estufa, os ônibus elétricos representam uma solução eficaz para esse problema global.
No Brasil, segundo a plataforma, estão em operação 578 ônibus elétricos, sendo a maioria (302 unidades) trólebus, veículos que dependem de rede aérea de energia elétrica. Os veículos movidos totalmente a bateria somam 274 unidades (15 deles articulados), em 18 cidades brasileiras.
Acelerar a transição energética
A plataforma E-Bus Radar visa acelerar a implementação de ônibus zero emissões em grandes cidades da América Latina. Além de monitorar a frota de ônibus elétricos nos países, a ferramenta serve também como um centro de conhecimento sobre a implementação dessa tecnologia.
“Neste momento, temos mais de 5,7 mil ônibus elétricos operando na América Latina. Cada vez mais cidades estão se convencendo dos benefícios que esses ônibus têm em comparação com os ônibus a combustível fóssil. Os benefícios não são apenas ambientais, mas também econômicos, já que esses ônibus apresentam um custo total de propriedade favorável, baseado em seus menores custos operacionais em energia e manutenção”, afirma Oscar Delgado, Líder da Parceria Zebra no ICCT.
A Parceria Zebra (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), ou Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus de Emissão Zero, em tradução livre, é resultado da colaboração entre a C40 Cities e o ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), e representa um marco significativo na promoção de um transporte público mais limpo e eficiente na América Latina.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial