Home Saúde Menopausa não deve ser o fim da vida da mulher, explica Dr....

Menopausa não deve ser o fim da vida da mulher, explica Dr. Diogo Viana

4
0
Foto: Pixabay/fernandozhiminaicela

Muitas mulheres sofrem com os sintomas devastadores da menopausa, principalmente devido ao medo e preconceito em relação aos tratamentos disponíveis. A falta de reposição hormonal pode resultar em diversos prejuízos à saúde, como perda de massa muscular e óssea, demência, ansiedade e depressão. O médico especialista em tratamento hormonal, Dr. Diogo Viana, alerta sobre a reposição e cuidados.

A menopausa não precisa marcar o fim da vida ativa e saudável das mulheres. Até porque, durante essa fase podem ocorrer alterações do sono, flutuações de humor, ressecamento dos olhos, mudanças na libido e vida sexual, ganho de peso e maior risco cardiovascular.

Segundo o Dr. Diogo Viana, “o estradiol não é um vilão para a saúde da mulher! E não causa câncer de mama. Pelo contrário!”. Ele explica que o hormônio que precisa ser reposto, e que é responsável por todos esses sintomas, é o estradiol, o qual tem sido injustamente demonizado.

Dr. Diogo Viana é especialista em tratamento hormonal (Foto: Divulgação)
Dr. Diogo Viana é especialista em tratamento hormonal (Foto: Divulgação)

Uma meta-análise recente, publicada no Breast Cancer Research and Treatment (2024), apresenta o mais alto nível de evidência científica sobre o tema. Este estudo analisou 14 mil mulheres acompanhadas por 10 anos e revelou que o uso de estradiol isolado para menopausa em mulheres sem útero reduziu em 22% a incidência de câncer de mama, em comparação ao placebo. “A reposição hormonal não causa câncer de mama! O maior risco de câncer de mama é a obesidade,” enfatiza Dr. Diogo Viana.

O medo em relação à reposição hormonal originou-se principalmente de um estudo de 2002, que teve três erros principais que corromperam seus resultados:

1. Efeito do Câncer de Mama Causado pelo Progestágeno Sintético:
O progestágeno sintético utilizado, medroxiprogesterona, foi o principal responsável pelo aumento do risco de câncer de mama, e não o estradiol.

2. Estradiol Sintético e Derivado de Equinos pela Via Oral:
O estudo utilizou estradiol sintético, derivado de equinos e administrado via oral, o que pode ter influenciado negativamente os resultados.

3. Janela de Oportunidade Desconsiderada:
Cerca de 70% das mulheres estavam fora do período de segurança para o início da reposição hormonal, conhecido como janela de oportunidade, distorcendo os resultados.

A desinformação sobre a reposição hormonal tem levado muitas mulheres a sofrerem desnecessariamente. É essencial compreender que, quando usada corretamente e sob supervisão médica, a reposição hormonal com estradiol pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida durante a menopausa.

Para oferecer segurança às mulheres na menopausa ou no climatério, Dr. Diogo Viana desenvolveu o programa de acompanhamento Menopausa Sem Trauma, após atender inúmeras pacientes com sintomas desta fase.

Dr. Diogo Viana realiza lives no Instagram todas as terças e quintas, às 20h, abordando os principais sintomas da menopausa e oferecendo soluções práticas e baseadas em evidências. “Essas lives são uma oportunidade para responder dúvidas, oferecer suporte e compartilhar informações atualizadas,” afirma Dr. Diogo Viana.

Ainda no Instagram, o Dr. Diogo Viana fornece mais informações sobre a menopausa e como gerenciá-la. Seguir uma abordagem informada e personalizada pode transformar a experiência da menopausa, permitindo que as mulheres vivam essa fase de suas vidas com qualidade.