São Paulo — Todo o estado de São Paulo foi engolido pela fumaça no último final de semana (24 e 25/8). A região registrou, no mês de agosto, um recorde histórico de focos de incêndio em relação ao mesmo mês desde 1998. Só no sábado (24) e domingo (25), 48 cidades do interior paulista estavam em alerta máximo e 21 com focos ativos de fogo.
A frente fria que invadiu SP no domingo deu uma aliviada nos incêndios, mas, mesmo com a chuva desses últimos dias, os focos de fogo ainda podem voltar a aparecer nas próximas semanas, segundo o Climatempo.
O tempo na capital paulista para esta terça (27) continua frio. Na quarta (28), o calor começa a voltar e os termômetros devem bater 30ºC no final de semana, com dias de pouca umidade no ar.
Suspeitos detidos pelos incêndios
Foi preso nesta segunda-feira (26/8) o quinto suspeito de atear fogo em um terreno no bairro Higienópolis, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O homem de 44 anos foi flagrado por uma câmera de segurança na última sexta-feira (23/8) ao jogar uma bituca de cigarro em uma área atingida pelas queimadas. A informação foi confirmada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da cidade, que investiga o caso.
Além das prisões, a Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$ 15 mil em multas em dois homens, em Porto Ferreira, no domingo (25). Após denúncia, os agentes foram ao local — uma área de preservação permanente — e identificaram diversas infrações ambientais, como lenhas em chamas para limpeza da vegetação. Um dos infratores era proprietário de um sítio. Contra eles, foram registrados seis autos de infração ambiental.
Fonte: Oficial