Home Moda Moda sustentável: entenda a importância e como adotar

Moda sustentável: entenda a importância e como adotar

1
0
Moda sustentável: entenda a importância e como adotar

É provável que você já tenha se perguntado: o que acontece com a camisa que estou vestindo quando decido me desfazer dela? Foi exatamente por questionamentos como esse que a moda sustentável surgiu, para tentar encontrar uma solução de descartar roupas e acessórios da forma correta.

A moda sustentável foi criada com o objetivo de reduzir ou eliminar os impactos ambientais que ocorrem desde o desenvolvimento dos produtos até seu descarte. Essa prática não engloba apenas o desenvolvimento dos produtos, mas também aborda a importância do nosso consumo ser mais consciente.

Na MODA, a sustentabilidade é um valor fundamental, e foi por isso que preparamos um conteúdo para entender sua importância e como aderir à moda sustentável. Bora conferir?

Qual é o conceito e a importância da moda sustentável?

De forma clara, a moda sustentável, também conhecida como eco fashion, é a moda que concentra seus esforços em um consumo e uma produção que causem o menor impacto possível nas pessoas e no meio ambiente.

O ponto principal dessa moda e o motivo de ela ser tão importante é que usa matérias-primas que passaram pelo processo correto de reciclagem. Sejam fibras que são naturais e que foram recicladas, ou processos ecológicos de produção, como as de baixo impacto no meio ambiente e o uso de corantes naturais.

Porém, nos dias atuais, para produzir roupas de grife que estão em tendência, a indústria têxtil acaba prejudicando a sociedade e o meio ambiente com sua produção desenfreada de produtos para atender a grande demanda do mercado. Essa superprodução ficou conhecida como fast fashion (“moda rápida”, em português).

Qual é o impacto da fast fashion?

As roupas fruto da fast fashion são usadas menos de 5 vezes e causam aproximadamente 400% a mais de emissões de carbono em comparação com as roupas produzidas normalmente, com média de uso de 50 vezes por peça.

Apesar da grande rentabilidade, geração de empregos e produtos com custo acessível para a população, é fundamental focar nos malefícios que esse modo de trabalho causa ao meio ambiente.

Após esse método ganhar visibilidade e lucro, a indústria têxtil se tornou uma das maiores diluidoras de agentes poluentes pelo mundo: o ramo da moda, agora, é responsável por 2% a 8% das emissões universais de carbono — e esse número apenas cresce a cada dia.

Se interessou pela pauta da sustentabilidade? Acesse a página e veja mais sobre nossa moda ecológica.

Como praticar a moda sustentável?

Calça jeans do fundo e escritas e simbolos de reduzir, reciclar e reutilizar

A maior preocupação da moda sustentável é tentar minimizar os impactos negativos no meio ambiente que acontecem por consequência dos meios abusivos que a produção têxtil segue.

Para que essa minimização aconteça, é importante entender quais são os 5 pilares fundamentais da moda sustentável. Esse é um movimento relacionado à produção sustentável, à diminuição dos impactos ambientais e, naturalmente, a um consumo mais responsável. Veja:

1. Recusar

O conceito de fast fashion está caindo em desuso, em vez disso, a ideia de slow fashion (moda lenta) está ganhando força. Ao recusar as compras por impulso, o que fomenta a produção desenfreada, é possível apreciar melhor os produtos e cultivar uma relação mais próxima entre as marcas e os consumidores.

2. Reduzir

Outro pilar que deve ser posto em prática para a moda sustentável se impulsionar é obter a redução do consumo supérfluo. Aderir às peças e aos calçados que combinam com outras é a melhor alternativa de agir de maneira responsável e consciente para com a moda sustentável.

3. Reusar

A moda sustentável incentiva o reuso de roupas, acessórios e calçados — isso compensa de maneira precisa e consciente o descarte excessivo de roupas. Pensando nisso, antes que você se livre de roupas que não servem mais ou que saíram do seu estilo, procure doá-las para alguém ou vendê-las por um preço menor em um brechó.

4. Reciclar

Para a moda sustentável, a reciclagem de peças é um pilar indispensável para o método, uma vez que itens com pequenos defeitos podem ser reaproveitados por outras pessoas que queiram, sem que o descarte impacte na renda da marca e no meio ambiente.

5. Compostar

Compostar? Será que é possível fazer uma roupa se decompor de maneira eficiente no meio ambiente? A resposta é sim! Isso só é possível graças às peças que foram feitas a partir de tecidos ecológicos. Após o descarte, elas podem ser transformadas em material orgânico.

Dicas para você começar a praticar a moda sustentável

Comece a seguir boas práticas para aderir à moda sustentável ainda hoje. Confira:

  • Invista na customização de roupas antigas;
  • Doe peças que você já não usa mais;
  • Fuja das tendências, preze pela autenticidade;
  • Cuide bem das suas roupas e aumente a vida útil delas;
  • Opte por roupas, sapatos e acessórios que sejam duráveis;
  • Evite o consumo da fast fashion, use marcas que optem pela slow fashion;
  • Invista em marcas sustentáveis.

Calça jeans com selo de sustentabilidade da taco

Depois dessa exposição, como você pôde ver, adotar a moda sustentável não é nenhuma tarefa difícil de ser posta em prática. O grande segredo está em tomar atitudes inteligentes na hora de comprar ou de se desfazer de roupas e acessórios.

Ao seguir essas dicas, todo mundo sai no lucro: você adquire mais combinações e identidade para o seu armário, o mercado da moda gera sua renda e o meio ambiente permanece preservado.

Se você gostou do post da MODA sobre moda sustentável, que tal acessar nosso post sobre customização de roupas e começar a inovar e a preservar o planeta? Confira na íntegra!

Avalie este post

The post Moda sustentável: entenda a importância e como adotar .

Fonte: Oficial