São Paulo — Um morador de rua não identificado foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (26/8), na Praça Brasil, no centro de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. A exposição prolongada ao frio aparece como provável causa da morte.
De acordo com a Defesa Civil do município, a temperatura variou entre 6º C e 13º C nesta segunda.
Segundo boletim de ocorrência obtido pelo Metrópoles, o homem, que aparentava estar em situação de rua, foi encontrado deitado na calçada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e constatou o provável diagnóstico de hipotermia.
Apesar da suspeita, o caso foi registrado como morte suspeita pelo 1° Distrito Policial da cidade.
Questionada pelo reportagem, a Prefeitura de São Bernardo do Campo afirmou que, em razão de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o município teve uma liminar revogada que permitia o recolhimento coercitivo da população em situação de rua aos abrigos municipais, impedindo o trabalho voltado à proteção da vida dessas pessoas.
“Resta às equipes das secretarias de Assistência Social e Saúde o difícil trabalho de convencimento da população em situação de rua, convidando os munícipes a pernoitarem nos abrigos municipais durante as madrugadas frias”, acrescentou a administração municipal.
Fonte: Oficial