São Paulo — Um adolescente de 16 anos que foi baleado na cabeça durante uma ação de dispersão da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na semana passada, morreu nesta segunda-feira (5/8).
O jovem estava internado desde o dia 28 de junho na UTI no Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso e faleceu após a finalização do protocolo de morte encefálica neste sábado (3/8). Ele foi atingido durante uma confusão ocasionada pela intervenção da Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante o baile funk no Jardim Monte Alegre, bairro da zona leste de Guarulhos.
De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, o adolescente foi levado ao hospital “por populares, que não se identificaram, apenas deixaram o jovem no local e saíram”. A gestão municipal alega que as balas não teriam saído dos agentes, porque eles estariam usando armas com munição não letal durante a abordagem.
Imagens que circulam as redes sociais mostram o momento da ação da GCM, que dispara gás lacrimogêneo e bombas contra os participantes (Ver Abaixo).
Segundo a prefeitura, a guarda civil foi acionado por moradores da região, que reclamavam de perturbação do sossego público. Ao chegar no evento, eles teriam sido recebidos com hostilidade pelos participantes, que chegaram a arremessar pedras e outros objetos. Além do adolescente, uma outra pessoa, de 26 anos, foi atingida na perna, mas passa bem.
Fonte: Oficial