Home Meio-Ambiente Mostra de cinema temático levanta questões sobre o meio ambiente nas telas

Mostra de cinema temático levanta questões sobre o meio ambiente nas telas

3
0
Mostra de cinema temático levanta questões sobre o meio ambiente nas telas

Evento sul-americano de produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema terá a sua 14ª edição realizada durante os dias 29 de maio e 11 de junho, em São Paulo. Gratuito, o evento exibirá 125 filmes, representando 33 países. Cineastas mulheres assinam a direção de 78 dos filmes, mais da metade do total.

Quarenta e nove salas de cinema e espaços culturais e educacionais da capital paulista farão parte do circuito do festival. A programação inclui filmes e debates que discutem temas socioambientais atuais, como emergência climática, contaminação, migração, ativismo e questões ligadas aos povos originários. Obras que foram exibidas nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Tribeca, Locarno e IDFA-Amsterdã, entre outros eventos, estarão presentes na mostra. 

“O Efeito Casa Branca”, produção norte-americana dirigida por Bonni Cohen, Jon Shenk e pelo brasileiro Pedro Kos, é um dos destaques da Mostra Ecofalante de Cinema deste ano. O documentário mostra como, há três décadas, o mundo estava pronto para deter o aquecimento global, mas uma batalha política no governo do presidente George W. Bush mudou o curso da história. 

Com 32 filmes em sua seleção, o Panorama Internacional Contemporâneo está organizado em seis programas temáticos e dois programas especiais. Cada um deles será foco de um debate específico durante o festival, totalizando oito encontros com especialistas em torno dos temas Ativismo, Contaminação, Economia & Emergência Climática, Migração, Povos & Lugares, Povos Originários, Cidades e Tecnologia. 

Neste ano, o Panorama Histórico da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema vai focar em uma produção marcada pelo engajamento político e feminista de cineastas em uma retrospectiva chamada “1975/85, Do Ano Internacional da Mulher à Década do(s) Cinema(s) Feminista(s)”. A programação reverencia a comemoração de meio século do Ano Internacional da Mulher, declarado pela ONU em 1975, e reúne obras assinadas por consagradas diretoras, como a húngara Márta Mészáros, a georgiana Lana Gogoberidze, a alemã Helke Sander e as norte-americanas Lizzie Borden, Joyce Chopra e Claudia Weill, além das brasileiras Helena Solberg, Ana Maria Magalhães e Eunice Gutman.

Duas competições terão prêmios com valores de até R$ 20 mil nas obras recentes brasileiras. O panorama Territórios e Memória reunirá 14 longas e 22 curtas-metragens produzidos em diversas regiões do País, enquanto o concurso Curta Ecofalante vai trazer 20 obras realizadas por estudantes de cursos audiovisuais brasileiros.   

Os outros filmes em pré-estreia são “Amazônia Azul”, uma investigação sobre questões polêmicas nos mares brasileiros; “Comida Para Quem Precisa”, sobre o combate à fome no Brasil; e “O Monstro de Ferro Contra o Sul da Bahia”, que denuncia o impacto causado pela construção de um porto de escoamento de minérios sobre o meio ambiente do litoral sul da Bahia. A programação completa do evento pode ser acessada pelo link.