Home Noticias MPSP investiga queda de arquibancada que deixou 60 feridos no interior

MPSP investiga queda de arquibancada que deixou 60 feridos no interior

2
0

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou uma Notícia de Fato para apurar a queda de uma arquibancada que deixou 60 pessoas feridas durante um rodeio, no último sábado (19/7), na cidade de Eldorado, no interior de São Paulo.

O procedimento foi adotado pela Promotoria de Justiça de Eldorado e tem como objetivo averiguar a regularidade das instalações e apurar a eventual responsabilidade dos envolvidos na organização e fiscalização da estrutura.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

3 imagensFechar modal.1 de 3

O acidente ocorreu durante o evento Expo Eldorado, no Complexo Esportivo Mário Covas

Reprodução/Redes Sociais2 de 3

A comissão organizadora do evento informou que “todas as estruturas montadas para o evento passaram por inspeções técnicas e contavam com as devidas autorizações dos órgãos responsáveis”

Reprodução/Redes Sociais3 de 3

Seis pessoas foram internadas, das quais três já receberam alta médica, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Reprodução/Redes Sociais

Logo após o acontecido, a comissão organizadora da ExpoEldorado afirmou que “todas as estruturas montadas para o evento passaram por inspeções técnicas e contavam com as devidas autorizações dos órgãos responsáveis”.

O Ministério Público solicitou informações à delegacia da cidade, ao Corpo de Bombeiros, ao município de Eldorado e à comissão organizadora do evento para esclarecer as circunstâncias do desabamento da arquibancada, “especialmente no que diz respeito à emissão e posterior cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), à fiscalização da lotação da arquibancada e à responsabilidade técnica pela montagem da estrutura”.

Como foi a queda da arquibancada

  • O acidente ocorreu durante o evento Expo Eldorado, no Complexo Esportivo Mário Covas.
  • A estrutura teria cedido devido a uma possível superlotação.
  • Em comunicado, a comissão organizadora do evento informou que “todas as estruturas montadas para o evento passaram por inspeções técnicas e contavam com as devidas autorizações dos órgãos responsáveis” (veja nota na íntegra abaixo).
  • Imagens compartilhadas em redes sociais mostram o desespero das pessoas presentes – algumas delas gritavam por ajuda ou para pedir “calma”.
  • A Defesa Civil municipal foi acionada para apoiar no atendimento dos feridos e o local passou por vistoria. Ele segue interditado, informou o órgão.
  • Após o ocorrido, o prefeito de Eldorado, Noel Castelo (Solidariedade), que estava no evento, anunciou o cancelamento da programação do domingo (20/7) nas redes sociais.
  • “Nós estamos cuidando, tomando todas as providências para dar atendimento às pessoas, às vítimas. Também dizer aqui, com a comissão de rodeio, que foi a melhor medida que nós tivemos a tomar, que foi o cancelamento do show, cancelamento das provas, das atividades do rodeio”, afirmou Castelo.

De acordo com a Prefeitura de Eldorado, foram registrados 44 atendimentos no Pronto Atendimento Municipal, entre elas as seis pessoas com casos de maior gravidade, que foram internadas. A maioria dos pacientes passou por exames e já recebeu alta, segundo o município.

Três pessoas ainda seguem internadas, com quadro clínico estável e sem gravidade. As três vítimas que permanecem internadas estão no Hospital Regional de Registro (HRR), também no interior do estado. Uma sétima vítima foi encaminhada para o Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu, apresentando trauma de coluna, mas com quadro clínico de saúde estável.

Além dos atendimentos realizados em Eldorado, há registro de pacientes que buscaram atendimento por conta própria em unidades de saúde dos municípios vizinhos de Sete Barras e Jacupiranga. Segundo levantamento do Departamento de Saúde de Eldorado, todos esses pacientes já receberam alta médica.

Veja:

A Prefeitura de Eldorado afirma que segue “com toda sua equipe empenhada no monitoramento do estado de saúde dos pacientes, prestando assistência às famílias e colaborando com todas as informações necessárias às autoridades competentes, responsáveis pela perícia técnica e apuração dos fatos”.

“Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o cuidado com a população e a seriedade na condução deste caso”.

O que diz a organização do evento

A Comissão Organizadora da ExpoEldorado publicou um comunicado em suas redes sociais sobre o acidente. Na nota, a comissão “lamenta profundamente” o ocorrido e se solidariza com todos os afetados.

“Lamentavelmente, por volta das 22h30, parte da estrutura da arquibancada cedeu, resultando no ferimento de algumas pessoas. Todas as vítimas receberam atendimento imediato por parte das equipes de socorro presentes no local e foram encaminhadas para o Pronto Atendimento Municipal. Felizmente, até o momento, não há registro de vítimas fatais”, diz o texto.

A organização afirma que, desde o primeiro momento, prestou “total apoio” aos envolvidos e está colaborando com as autoridades competentes para apurar as causas do ocorrido.

Fonte: www.metropoles.com