Home Música e Eventos Culturais Museu da imigração completa 31 anos e promove programação gratuita

Museu da imigração completa 31 anos e promove programação gratuita

2
0
Museu da Imigracão

Com atividades para todos os públicos, a programação celebra a importância do MI na reflexão sobre as migrações humanas

Localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, o museu resguarda a memória e a herança cultural dos primeiros imigrantes que desembarcaram em São Paulo, criando um forte laço com as múltiplas comunidades migrantes e descendentes da capital e do interior paulista. Além da preservação da memória local, a instituição passou a priorizar as discussões sobre os processos migratórios atuais, como a questão do refúgio e dos deslocamentos por eventos climáticos extremos. 

Pensando na preservação de memórias pessoais, o MI convida o público a trazer até cinco fotografias do acervo pessoal para realizar uma oficina de conservação de fotografias. A atividade propõe que o visitante aprenda, de maneira acessível, a conservar fotografias em casa, apresentando os princípios de preservação indicados para tal objeto e ensinando a forma correta de manuseio e higienização das fotografias, além das opções de acondicionamento e guarda – incluindo digitalização das fotos. 

No jardim, um palco será montado para receber a apresentação do coletivo Forró das Minas, que destaca a pluralidade cultural do País, refletida nos processos migratórios entre Nordeste e Sudeste, com um repertório que exalta o forró pé de serra, a música e a cultura popular nordestina. 

Já na próxima terça-feira (25), a visitação ao museu será gratuita. A programação conta com as três exposições em cartaz: “Migrar: experiências, memórias e identidades; Mova-se!” “Clima e deslocamentos”; e “Pertencimentos transnacionais: movimentos e ritmos na música africana”. Na programação on-line, será promovido um bate-papo com a coordenação do MI sobre a história do museu, destacando marcos importantes, desafios enfrentados e conquistas alcançadas. Além do debate em volta do impacto do Museu da Imigração na sociedade paulista, haverá uma discussão sobre seu papel na promoção da diversidade cultural, na educação histórica e na construção de pontes entre diferentes comunidades.

Fonte: Original