São Paulo — Neste sábado (7/9), o Museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, contará com uma série de atividades culturais e gratuitas para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Na parte externa do museu acontecerão apresentações artísticas, jogos, oficinas, caminhadas e contação de histórias até as 18h.
A programação começa às 9h30 na esplanada com uma performance do Coralusp, sob regência de André Juarez. No repertório, clássicos da música popular brasileira, como Aquarela.
Na ação “Saí bem na foto?”, quem quiser posar junto a objetos de época do acervo educativo do museu, em frente ao cenário de um antigo estúdio de fotografia do século 19, poderá levar a imagem para casa.
Às 11h30, uma batalha de rima com desafio de improviso, criatividade e argumentação será realizada pelo grupo Brasirima.
Às 14h, um sarau será realizado pelo coletivo Perifatividade, formado por poetas, educadores, produtores culturais e músicos das extremidades do Ipiranga.
Às 17h, um grupo de metais do Instituto Baccarelli, programa social voltado para crianças e jovens do bairro de Heliópolis, encerrará as atividades da esplanada em frente ao museu.
Não será necessário retirar ingressos para essas atividades externas. A visitação interna ao museu será gratuita no dia e os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 8h, na bilheteria do museu.
Estão atualmente em cartaz as exposições “Uma História do Brasil”, “Passados Imaginados” e “Para Entender o Museu”.
1,2 milhão de visitantes
O Museu do Ipiranga, também chamado Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), alcançou a marca de 1,2 milhão de visitantes desde que foi reaberto, em setembro de 2022, após ficar oito anos fechado por conta de uma grande reforma. Antes, o público anual era de 350 mil visitantes. Agora, são de 700 mil.
O diretor do museu, Paulo César Garcez Marins, contou que julho, mês de férias escolares, teve uma alta no movimento. “A frequência está cada vez mais alta. No mês de julho tivemos picos de visitantes. É um público muito variado. Importante salientar que a entrada às quartas-feiras e no primeiro domingo de cada mês é gratuita. Essa recepção garante e incentiva o acesso daqueles que não têm condições de pagar”, disse.
“Historicamente, o museu sempre foi um dos mais democráticos da cidade, inclusive nas relações com o nosso próprio espaço”, disse Marins ao Metrópoles. Estão previstas, até 2027, diversas exposições no museu, espaço com mais de 800 metros quadrados.
Serviço
Onde: Museu do Ipiranga
Endereço: Parque da Independência – Ipiranga, zona sul
Quando: sábado (7/9)
Horário: Das 9h às 18h
Preço: Gratuito
Onde comprar: Não é necessário retirar ingressos
Fonte: Oficial