São Paulo – O candidato à Prefeitura da capital pelo PSol, Guilherme Boulos, foi o único a apresentar a sua vice, Marta Suplicy (PT), na propaganda eleitoral exibida na TV nesta segunda-feira (2/9), enquanto o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, exibiu novamente o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas não o de Jair Bolsonaro (PL).
Apenas quatro dos dez candidatos à Prefeitura paulistana têm direito a aparecer nos 10 minutos de propaganda televisiva nestas eleições: Boulos, Nunes, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB).
Todos os quatro apresentaram novos programas nesta segunda, embora, nos casos de Boulos e Nunes, alguns trechos tenham sido reaproveitados da estreia na TV, na última sexta (30/8).
Boulos e Marta
O foco de Boulos em seus 2 minutos e 22 segundo de TV esteve em apresentar Marta, ex-prefeita da capital (2001-2004) como a sua vice, e mencionar os feitos da gestão dela na cidade. A petista aparece abraçando o psolista e afirmando que quanto mais conhece Boulos, mais se convence de que São Paulo “estará em boas mãos”.
O programa também resgata trechos da visita de Lula à casa do deputado, mostrada na primeira propaganda televisiva e na qual o petista disse que a chapa de Boulos e Marta “dá um bom caldo”.
Nunes com Tarcísio e sem Bolsonaro
Nunes, com o maior tempo de propaganda na TV, de 6 minutos e 30 segundos, voltou a se mostrar “cria da periferia” e relatou sua trajetória como vereador na cidade e como sua gestão seguiu as propostas feitas por Bruno Covas (PSDB), de quem Nunes foi vice e que morreu em 2021, vítima de um câncer.
Na TV, também são resgatadas imagens do comício que confirmou a candidatura de Nunes pelo MDB, mostradas na primeira propaganda, nas quais Tarcísio elogia o “coração tão grande” do prefeito e Tomás Covas, filho de Bruno, diz que seu pai “fez a escolha certa”.
Desta vez, Nunes não mostrou Bolsonaro, a quem tem tentado colar cada vez mais a imagem diante do crescimento do influenciador Pablo Marçal (PRTB), com quem disputa o eleitorado bolsonarista, nas pesquisas.
Tabata e Datena
Tabata, com o menor tempo da TV, de 30 segundos, aparece andando por bairros da periferia e dos Jardins e comparando a expectativa de vida diferente entre as diferentes regiões da capital. Assim como no primeiro programa, ela reforça ter nascido na periferia e diz que é pela periferia que quer “ser prefeita”.
Datena, em 35 segundos, não aparece em nenhum espaço da cidade, diferentemente dos outros candidatos. Em um cenário estático, assim como na primeira propaganda, faz um aceno à segurança pública, área pela qual é conhecido por ter apresentado um programa popular, e diz que combaterá o “roubo de celular”.
“Precisamos agir antes que seja tarde”, diz ele. “Vamos passar a limpo a nossa cidade”, acrescenta.
Horário eleitoral
O direito à propaganda eleitoral na TV e no rádio, assim como o acesso ao fundo eleitoral, é determinado com base no desempenho do partido do candidato nas eleições de 2022.
Para ter acesso ao horário eleitoral, o partido do candidato precisa ter conseguido eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação; ou ter obtido, no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.
Pablo Marçal (PRTB), Marina Helena (Novo), Bebetto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP), João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não superaram a cláusula de barreira e, por isso, não poderão exibir suas propagandas no horário eleitoral gratuito.
Fonte: Oficial