Consagrada como o primeiro urso-polar a nascer na América Latina, a ursinha Nur completou seu primeiro ano de vida na segunda-feira (17/11). Para celebrar a ocasião, a equipe do Aquário de São Paulo, na zona sul da capital paulista, montou um bolo especial de gelo e frutas para o filhote.
Nur é fruto da relação de Aurora e Peregrino, ursos da mesma espécie que, há 10 anos, vivem no aquário. O nascimento do filhote foi resultado de uma década de trabalho técnico e de uma parceria internacional com o Zoológico de Kazan, na Rússia.
O filhote de urso-polar nasceu com menos de 400 gramas. Agora, com 1 ano, ela tem quase 1,70 metro de altura e pesa 93 quilos.
Veja a evolução de Nur:
Além do bolo para celebrar o primeiro aniversário de Nur, o aquário lançou um livro infantil inspirado no urso-polar.
4 imagensFechar modal.1 de 4
Divulgação/ Aquário de São Paulo2 de 4
Divulgação/ Aquário de São Paulo3 de 4
Divulgação/ Aquário de São Paulo4 de 4
Divulgação/ Aquário de São Paulo
“A Nur representa o resultado de um trabalho cuidadoso e de um profundo respeito pelo comportamento natural dos animais. Ela nasceu e cresceu sob as melhores condições possíveis, com a dedicação de uma equipe que acompanhou cada etapa, sempre priorizando o bem-estar dela e da Aurora, sua mãe”, disse a veterinária-chefe do aquário, Laura Reisfeld.
Nascimento do urso-polar
O urso-polar nasceu às 7h20 de um domingo. A equipe do aquário observou atentamente se a mãe demonstrava instinto materno, como lamber o filhote para estimulá-lo e aquecê-lo, e se o filhote vocalizava, o que é um sinal importante para o estabelecimento do vínculo materno.
Veja:
5 imagensFechar modal.1 de 5
São Paulo abriga o 1º urso polar a nascer na América Latina
Divulgação/ Aquário de São Paulo2 de 5
São Paulo abriga o 1º urso polar a nascer na América Latina
Divulgação/ Aquário de São Paulo3 de 5
São Paulo abriga o 1º urso polar a nascer na América Latina
Divulgação/ Aquário de São Paulo4 de 5
São Paulo abriga o 1º urso polar a nascer na América Latina
Divulgação/ Aquário de São Paulo5 de 5
São Paulo abriga o 1º urso polar a nascer na América Latina
Segundo a equipe, o primeiro ano de vida dos ursos-polares, especialmente as primeiras horas, representa um período crítico para sua sobrevivência. Para eles, cada hora que passava sem nenhuma intercorrência era uma pequena vitória.
A fragilidade dos filhotes de urso-polar ao nascer, somada à dependência total dos cuidados maternos, exige um monitoramento constante e prontidão para intervir caso necessário, explicou a veterinária-chefe do aquário, Laura Reisfeld.
Pais de Nur vieram da Rússia
Aurora e Peregrino, os pais de Nur, vieram para São Paulo do zoológico de Kazan, na Rússia, como parte de uma iniciativa internacional para garantir a preservação da espécie.
“Desde que os ursos chegaram, foi todo um preparo. Quando um animal mantido sob cuidados humanos reproduz, o que faz parte do seu comportamento natural, é um presente para nós. Proporcionando um alto nível de bem-estar, conseguimos garantir que esses animais sejam saudáveis e, consequentemente, se reproduzam”, disse Laura.
A equipe começou a suspeitar que Aurora estava grávida ao observar mudanças em seu comportamento. Não é possível confirmar a gestação por exames tradicionais como ultrassom por causa da densa camada de gordura da ursa.
Segundo a veterinária, a mãe passou a ficar mais tempo dentro da toca e reduziu sua interação com Peregrino. “A separação entre a fêmea e o macho, no contexto da reprodução de ursos-polares, é um comportamento crucial e natural”, explicou.
Fonte: www.metropoles.com


































