Habilidades de canto, dança e interpretação movimentaram os alunos do 4º e do 5º ano da EPG José Jorge Pereira ao longo desta quinta-feira (20). A oficina de teatro musical, realizada no auditório do CEU Vila São Rafael, envolveu cerca de 150 crianças, ampliando suas percepções artísticas e culturais.
Ministrada pela produtora e diretora Tatiana Gurgel, em parceria com a Secretaria de Educação, a oficina teve como objetivo mostrar aos participantes que qualquer pessoa pode ter acesso à arte e que ela auxilia nos processos de comunicação e socialização.
Durante a atividade as apresentações intercalaram canções e falas de forma alegre e descontraída. Tatiana conduziu coreografias com as turmas, cantou e contou com a participação de atores da Cia. de Teatro Musical, que apresentaram diversas canções de filmes animados conhecidos pelo público infantil. Entre elas destacaram-se A Noviça Rebelde, Vejo uma Porta Abrir (da trilha sonora de Frozen), Sofri Mais que Você (Shrek) e do desenho Bob Esponja.
“O teatro musical ainda é uma arte de difícil acesso, elitizada. É fundamental apresentá-lo às crianças para que tenham um conhecimento para além dos filmes tradicionais da Disney e outras grandes produções, afinal o Brasil é o terceiro maior produtor de teatro no mundo”, destacou Tatiana, idealizadora do projeto.
As crianças ficaram encantadas e saíram radiantes da oficina. Para o ator Luís Freitas, é enriquecedor levar um recorte de teatro, música e dança para os estudantes das escolas públicas da cidade. “É transformador, não só para as crianças, mas para mim também, como ator. É muito gratificante vê-las chegarem, às vezes dispersas, e, depois de um sorriso, um texto, uma música e o movimento do corpo saírem completamente transformadas. O mais importante de tudo isso é proporcionar oportunidades como esta”, ressaltou Luís.
O projeto da Cia. de Teatro Musical Tatiana Gurgel acontecerá ainda nos CEUs Continental e Cumbica para estudantes de nove e dez anos de idade da rede municipal.
Fotos: Camila Rhodes/PMG