A Prefeitura de São Paulo liberou – e definiu as regras para – o uso de película antivandalismo nos vidros dos táxis da capital paulista. O dispositivo tem como objetivo aumentar a resistência a impactos, dificultar a quebra e evitar a dispersão de estilhaços, ampliando a segurança.
A portaria foi publicada nesta segunda-feira (13/10) por meio do Departamento de Transportes Públicos (DTP) da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT).
O diretor do DTP, Leandro Gabrelon, levou em consideração a necessidade de proporcionar melhores condições de segurança aos motoristas de táxi para assinar o decreto.
Regras para instalação de película antivandalismo:
- Fica autorizada a instalação de películas de proteção antivandalismo nos veículos cadastrados para o transporte individual de passageiros providos de taxímetro em todas as categorias.
- A película de proteção deverá ser transparente para os permissionários que utilizam faixas e corredores exclusivos de ônibus.
- É vedada a utilização de películas refletivas ou espelhadas.
- A instalação das películas não poderá desrespeitar as regras do CONTRAN, interferindo na visão do motorista durante o ato de dirigir e não podem dificultar a identificação do veículo.
- O veículo que possuir película fora dos padrões estabelecidos estará sujeito a notificação e a sanções.
- O permissionário deverá manter, durante as vistorias periódicas, a nota fiscal e o certificado de conformidade do material instalado, para fins de comprovação da regularidade.
A Portaria SMT/DTP nº 228/2025 passou a valer a partir do momento de sua publicação.
Fonte: www.metropoles.com


































