Home Viajem/ Turismo Peru registra aumento de 71% de turistas brasileiros até julho

Peru registra aumento de 71% de turistas brasileiros até julho

7
0
Peru registra aumento de 71% de turistas brasileiros até julho

Os destinos do Peru preferidos pelos brasileiros são Lima, Cusco, Ica e Puno

Cada vez mais brasileiros estão descobrindo os atrativos do Peru, um país que, a poucas horas de voo do Brasil, oferece experiências únicas para diferentes perfis de viajantes.

Segundo a Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PROMPERÚ), entre janeiro e julho de 2024, 107.793 brasileiros viajaram ao país vizinho, um aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2023, um crescimento que consolida o Brasil como o quinto mercado emissor de turistas internacionais para o Peru.

É importante destacar que as chegadas deste ano conseguiram superar os níveis pré-pandemia, já que, no mesmo período de 2019, o país vizinho recebeu 100.167 turistas brasileiros.

“Acreditamos que esse crescimento é um reflexo de todo o trabalho de aproximação, facilitação e promoção realizado pelo governo do Peru, além do esforço coletivo de todos os peruanos que trabalham diariamente para fazer do país um referencial de turismo cultural, gastronômico e de natureza, com opções de qualidade para todos os perfis de turistas”, afirmou Silvia Seperack, conselheira econômica e comercial do escritório da PROMPERÚ no Brasil.

 

O que também contribuiu para este aumento é a conectividade aérea entre os dois países, com a disponibilidade de 186 voos diretos mensais, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília rumo a Lima, a capital peruana. Além disso, em outubro, iniciam-se os voos de Curitiba, o que facilitará o acesso de turistas da região sul do Brasil ao país vizinho. Da mesma forma, quando as operações do aeroporto Salgado Filho forem retomadas, os voos diretos Porto Alegre-Lima serão reiniciados.

“Entre os fatores por trás desse avanço está também o sucesso da campanha Perú Week, cuja décima edição (novembro de 2023) contou com operadores de turismo e companhias aéreas que promoveram ofertas de viagens, com vendas que superaram os US$ 4,6 milhões, e as ações de capacitação impulsionadas com agentes e operadores de viagens no Brasil”, complementou Seperack.

De acordo com a pesquisa Perfil do Turista Estrangeiro (2023) realizada pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, os destinos peruanos preferidos pelos brasileiros são: Lima, cidade que oferece fabulosas experiências culturais e gastronômicas; Cusco, cidade que permite conhecer Machupicchu e o Vale Sagrado; Ica, com atrativos como as Linhas de Nasca e a Reserva Nacional de Paracas; e Puno, onde se encontra o deslumbrante Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo.

Uma característica única do Peru é que o país reúne atrativos que atraem todos os estilos de viajantes, pois oferece incríveis experiências de viagem em aventura, luxo, cultura, história, gastronomia e natureza, que são muito apreciadas pelos brasileiros.

Por exemplo, atrai pessoas apaixonadas por gastronomia, que encontram restaurantes premiados mundialmente em Lima, assim como incríveis sabores de comida em cada canto do país.

Para aqueles que procuram cultura e história, o Peru possui uma riquíssima herança cultural, igrejas, conventos, edifícios coloniais e centenas de sítios arqueológicos dos incas e de outras importantes culturas ancestrais.

Os mais aventureiros podem fazer muitas atividades de trekking, com trilhas que atravessam paisagens impressionantes, desde montanhas andinas até selvas amazônicas, como o Caminho Inca, que leva os excursionistas do Vale Sagrado até a icônica cidadela de Machupicchu, e os trekkings de Áncash, com vistas espetaculares de montanhas nevadas como o Huascarán (a montanha mais alta do Peru), a cordilheira Huayhuash, lagos de cor turquesa como Llanganuco e outros fascinantes locais.

Para chegar a este último destino, os brasileiros que visitam o Peru podem tomar o voo Lima-Áncash, inaugurado no meio do ano, que permite aos viajantes desfrutar das belezas desta incrível região localizada ao norte da capital peruana.