Home Saúde Pesquisa aponta que 96,9% das mães enfrentam burnout pós parto

Pesquisa aponta que 96,9% das mães enfrentam burnout pós parto

0
0
Pesquisa aponta que 96,9% das mães enfrentam burnout pós parto

A maternidade é um momento de descobertas, mas também traz grandes desafios emocionais. Pensando nisso, a MAM Baby realizou em janeiro uma pesquisa por meio do Club MAM, sua plataforma virtual que oferece benefícios e informações de qualidade às famílias. O estudo reuniu cerca de 800 mães com bebês de até 2 anos e revelou dados preocupantes sobre o burnout parental. Entre as participantes, 96,9% relataram já ter se sentido emocionalmente sobrecarregadas desde o nascimento do filho, evidenciando as intensas demandas da maternidade e a urgência de discutir saúde mental materna, rede de apoio e acesso a informações confiáveis.

“Para nós, a licença-paternidade estendida é uma das formas de apoiar os pais em momento crucial, evitando que mais mães tenham o burnout parental. Afinal, permitindo que os pais estejam presentes desde o nascimento do bebê compartilhando os cuidados, diminui a sobrecarga de apenas uma pessoa e garantindo o bem-estar e cuidado das famílias, em todas as suas configurações”, finaliza Leandro Bazello, diretor da MAM Baby.

Além dos desafios emocionais, o estudo aponta que a falta de apoio contínuo e a sobrecarga das tarefas diárias são fatores que intensificam o burnout materno. Muitas mães relatam que a ausência de uma rede de apoio eficaz e o acúmulo de responsabilidades prejudicam sua saúde mental, refletindo diretamente no cuidado com o bebê. A pesquisa também destaca a importância de políticas públicas que promovam a divisão de responsabilidades entre pais e mães, como a licença-paternidade estendida, para garantir um ambiente mais equilibrado e saudável para toda a família.

Os cuidados são atividades essenciais para garantir o bem-estar físico e emocional das pessoas e podem ser classificados em três categorias: cuidados diretos, pré-condições e gestão de cuidado mental. Os cuidados diretos envolvem tarefas como trocar a roupa do bebê, alimentar uma pessoa idosa ou acompanhar alguém a uma consulta médica. Já as pré-condições incluem atividades como lavar roupa ou preparar alimentos, enquanto a gestão de cuidados abrange tarefas de coordenação e supervisão, como organizar uma alimentação equilibrada ou controlar horários de medicamentos. Essas tarefas, muitas vezes acumuladas pelas mães, demandam forte carga mental e emocional, o que pode contribuir para o esgotamento e sobrecarga emocional.