São Paulo — A Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deflagrou, nesta quarta-feira (11/9), uma operação para desarticular um grupo acusado de cooptar “mulas do tráfico” para envio de drogas ao exterior. Os policiais federais cumprem três mandados de prisão e um de busca e apreensão.
O chefe do grupo, da Nigéria, foi preso. Ele é apontado como dono da droga e detentor dos recursos financeiros do grupo. Além dele, foram detidas outras nove pessoas, das quais quatro estavam com droga no estômago.
No âmbito da Operação No Show, foram apreendidos dinheiro em espécie, drogas dentro de cápsulas, equipamentos para a ingestão da droga e medicamentos para facilitar a manutenção da droga no estômago (veja abaixo).
Os outros integrantes do grupo procurados são brasileiros e, segundo investigações, possuem funções distintas. Um deles é responsável pela cooptação das pessoas, por meio do oferecimento de vantagem financeira, passagens pagas e possibilidade de conhecer outros países.
O outro integrante estaria encarregado das funções logísticas do esquema, como aquisição de passagens, reservas de hotéis, traslado, aquisição de roupas, malas, equipamentos e documentação necessária para viajar.
Fonte: Oficial