Home Noticias Pietá, ex-PT e líder em Guarulhos, acena a Lula: “Temos uma relação”

Pietá, ex-PT e líder em Guarulhos, acena a Lula: “Temos uma relação”

3
0

São Paulo — Após ter rompido com o Partido dos Trabalhadores e se filiado ao Solidariedade, Elói Pietá (Solidariedade) indicou que pode receber apoio do presidente Lula na corrida pela Prefeitura de Guarulhos, cidade da região metropolitana que é o segundo maior colégio eleitoral do Estado. “Eu vou esperar a decisão dele, porque até agora ele [Lula] não declarou apoio a nenhum candidato”, disse Pietá durante uma sabatina ao UOL nessa segunda-feira (19/8).

Pietá foi prefeito de Guarulhos entre 2001 e 2009 pelo PT e ajudou a fundar o partido na cidade. Em janeiro deste ano, ele decidiu se desfiliar após a decisão do partido em apoiar o nome do deputado federal Alencar Santana na disputa eleitoral. Para ele, isso foi feito sem que fossem obedecidas as regras do estatuto do PT.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

“A direção local do PT não seguiu o estatuto do partido. Numa cidade com 25 mil filiados e filiadas ao PT com direito a voto, apenas 35 dirigentes do partido decidiram quem seria o candidato, contrariando o estatuto do PT”, defendeu na sabatina. Segundo ele, alguns membros históricos do partido devem apoiá-lo na disputa, como o ex-vice prefeito da cidade, Carlos Derman (PT).

Para se manter na disputa à prefeitura, Elói Pietá se filiou ao Solidariedade — sigla que, nas eleições de 2024, se opõe ao governo petista. Em março, durante o lançamento da candidatura Alencar Santana, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou a postura de Elói e defendeu que ele deveria ter apoiado o nome do colega: “O Elói é um grande quadro, mas não se fez sozinho. Se fez com o PT, com a nossa militância”.

De acordo com a ultima pesquisa feita pelo Ipec de agosto, Elói Pietá lidera a corrida eleitoral em Guarulhos, com 32% das intenções de votos. Já o candidato apoiado pelo PT, Alencar Santana, está em quarto lugar, com 10% das intenções. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para cima e para baixo.

Perguntado sobre sua relação com Lula após o racha no PT , Pietá disse: “Eu tenho muito interesse na relação com quem está governando o país. Eu tenho uma relação com o presidente Lula desde 1997. Quando eu fui prefeito, o presidente Lula ajudou muito (…). Nós temos uma uma relação que certamente será muito benéfica eu sendo novamente prefeito”.

Parceria com a direita

Para manter sua liderança na corrida eleitoral, Elói Pietá aposta em uma “Frente Ampla” – uma aliança entre o Solidariedade, MDB, União Brasil e Rede Sustentabilidade, partidos com histórico de oposição ao PT.

Pietá criticou a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) pela demora nas obras do metrô, afirmando que a administração estadual “não chegou materialmente à cidade de Guarulhos”.

No entanto, ele afirmou que sua vice, Fran Correia (MDB), mantém relação com “muita gente que está no governo do estado de São Paulo”.

Fonte: Oficial