Em operação deflagrada para combater a pesca ilegal no período da piracema, a Polícia Militar Ambiental apreendeu 100 quilos de peixes nas imediações dos Rios Laranja Doce e Paranapanema, em Nantes, interior de São Paulo. Cinco homens foram flagrados pelos agentes, mas quatro deles conseguiram fugir.
4 imagensFechar modal.1 de 4
Polícia Ambiental apreende mais de 100 kg de peixes durante a Operação Piracema
Divulgação/Polícia Militar Ambiental2 de 4
Polícia Ambiental apreende mais de 100 kg de peixes durante a Operação Piracema
Divulgação/Polícia Militar Ambiental3 de 4
Polícia Ambiental apreende mais de 100 kg de peixes durante a Operação Piracema
Divulgação/Polícia Militar Ambiental4 de 4
Mais de 100 quilos de peixes apreendidos durante Operação Piracema em Nantes foram doados ao Centro Educacional Walter Figueiredo, de Presidente Prudente
Divulgação/Polícia Militar Ambiental
O flagrante de pesca irregular aconteceu na segunda-feira (17/11), durante patrulhamento da Polícia Ambiental. A equipe avistou um veículo parado próximo a uma área crítica de pesca e decidiu aguardar a chegada de seus ocupantes.
Os policiais aguardaram por algumas horas, perceberam a presença de cinco homens em uma trilha às margens do rio. Segundo a Polícia Ambiental, quatro homens correram e se esconderam em meio à vegetação. Um deles foi abordado e autuado em flagrante.
Os fugitivos abandonaram duas tarrafas e 104,700 quilos de pescado nativo da espécie piau-três-pintas, cuja captura está proibida em razão da piracema.
Pescador responderá criminalmente
O pescador abordado pela Polícia Ambiental, um homem de 37 anos, foi autuado em R$ 6.188 por utilizar apetrecho proibido, sendo o valor cobrado em dobro por se tratar de período de piracema.
Leia também
-
São Paulo
Nur, 1º urso-polar da América Latina, celebra aniversário em SP
-
São Paulo
Explosão em SP: cachorra fica perdida após dona ter imóvel atingido
-
São Paulo
Ibama restringe pesca na piracema e PM Ambiental aponta risco de multa
-
São Paulo
Oasis, Seu Jorge e festival vegano: o que fazer em SP no fim de semana
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Nantes, onde o homem responderá criminalmente pelo ato.
Como estavam em condições do consumo, os mais de 100 quilos de peixes foram doados ao Centro Educacional Walter Figueiredo, de Presidente Prudente, também no interior do estado.
Por que é proibido pescar na piracema
Segundo a Polícia Ambiental, a piracema é o período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar.
A piracema no estado de São Paulo começou no dia 1º de novembro de 2025 e termina em 28 de fevereiro de 2026. O desrespeito às normas é classificado como crime ambiental. Nesse período, são proibidos a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas.
Fonte: www.metropoles.com


































