São Paulo — O homem preso pela Polícia Militar (PM) neste domingo (25/8), em Batatais, no interior de São Paulo, acusado de provocar incêndios criminosos na região é integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e chegou a gravar vídeo comemorando a ação criminosa, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A PM prendeu Alessandro Arantes, de 42 anos, no momento em que ateava fogo em uma área de mata em Batatais, na região de Franca. Segundo a polícia, uma equipe do 15º Batalhão foi acionada por moradores, que viram a ação do criminoso e fizeram a denúncia.
Os policiais militares chegaram ao local quando o fogo já se alastrava pela mata. Arantes ainda tentou escapar, mas acabou detido durante a fuga.
Logo após a prisão, o homem preso em flagrante disse que faz parte do PCC e teria mostrado um vídeo em que comemorava o fato de atear fogo na mata. Segundo a polícia, Arantes tem passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga.
Durante a prisão deste domingo, os PMs apreenderam com o criminoso um isqueiro e uma garrafa com gasolina. O homem foi levado à Delegacia Seccional de Franca e indiciado por provocar incêndio.
Neste domingo, a Polícia Federal (PF) anunciou que dois inquéritos foram abertos para investigar os incêndios no interior paulista.
São José do Rio Preto
No sábado (24/8), a PM prendeu um homem de 76 anos que ateou fogo ao lixo em uma área de mata no Jardim Maracanã, em São José do Rio Preto, também no interior de São Paulo.
Na mesma cidade, a Polícia Civil tenta encontrar um motociclista que foi flagrado, em vídeo, ateando fogo em terreno na zona sul.
Queimadas em São Paulo
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, 46 cidades paulistas estão com alerta máximo para queimadas, e 21 enfrentam focos ativos de incêndio, devido à onda de calor que afeta todo o estado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado de São Paulo registrou no mês de agosto até esse sábado (24/8) 3.480 focos de incêndio, um recorde histórico em relação aos meses de agosto desde 1998. A marca chega antes mesmo do mês terminar.
O número supera o maior registrado em 2010, quando foram contabilizados 2.444 focos de fogo no estado somente em agosto. Além disso, representa 65,9% do total de 5.278 focos registrados no estado até o momento em 2024.
Fonte: Oficial