A Polícia Civil prendeu 27 integrantes de quadrilhas envolvidas em invasões e roubos a residências e condomínios de luxo em São Paulo em operações realizadas nos últimos cinco dias.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as quadrilhas eram bem estruturadas e tinham planejamento prévio para atacar os imóveis. De acordo com as autoridades, um “chefe” que escolhia as residências e as vítimas que seriam assaltadas, assim como os criminosos que seriam envolvidos na invasão, fuga e na receptação dos objetos roubados.
Quadrilha com antecedentes
Nessa terça-feira (12/8), 15 suspeitos foram presos após o cumprimento de 68 mandados judiciais em endereços da capital e região metropolitana de São Paulo. Entre os detidos, 13 já tinham antecedentes pelo mesmo tipo de crime. Os outros dois suspeitos eram foragidos da Justiça.
O grupo criminoso era investigado desde maio após um roubo em um condomínio no bairro Santa Cecília, no centro de São Paulo, conforme mostrado pelo Metrópoles.
Com planejamento sofisticado, os criminosos foram até o condomínio na noite anterior à invasão usando uniformes de empresa de telefonia para cortar os cabos de internet. Assim, os sistemas de monitoramento deixaram de funcionar, informou a polícia.
No dia do roubo, a quadrilha utilizou placas de veículos clonadas — com as mesmas informações dos carros dos moradores — para conseguir entrar. Os criminosos renderam as vítimas e roubaram dinheiro, joias, relógios e outros bens.
Durante a operação, as autoridades encontraram com os presos três réplicas de fuzis, uma réplica de pistola, uma arma de fogo ilegal, roupas usadas no assalto, cerca de dez celulares, joias, bolsas, garrafas de bebidas alcoólicas, drogas e um aparelho que verificava a autenticidades das joias.
“Os integrantes dessa organização criminosa são pessoas experientes no mundo do crime, acima de 40 anos, com extensas fichas criminais. Não descartamos a participação deles em outros roubos no período, que será investigado pela polícia com o auxílio dos materiais apreendidos”, explicou o delegado Ronald Quene, responsável pela operação.
Prisões anteriores
- Na última sexta-feira (8/8), 12 integrantes de outro quadrilha especialista em invasão de residências, desta vez na zona sul de São Paulo, foram presos pela 2ª Cerco da 2ª Delegacia Seccional de São Paulo.
- A investigação começou no início de junho, com a prisão de três homens e a apreensão de um adolescente, na Vila Heliópolis, quando o grupo estava prestes a praticar um roubo.
- Os celulares apreendidos foram analisados e apontaram para uma chamada em grupo que ligava mais dez pessoas aos criminosos.
- Dois roubos praticados pela quadrilha, nos dias 4 e 5 de agosto, em Moema, entraram na mira dos investigadores, que localizaram o carro usado no crime e a forma como eles invadiam os imóveis, clonando os controles remotos das residências.
- As autoridades localizaram o grupo criminoso em uma casa no Sacomã. Um menor de idade foi apreendido. Celulares, bonés e cartões bancários, armas e cartuchos de munição.
Fonte: www.metropoles.com

































