Um guarda civil municipal (GCM) foi filmado agredindo um homem em situação de rua com diversos golpes de cassetete, em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo.
Imagens obtidas pelo Metrópoles mostram o momento em que o homem é abordado por dois agentes da guarda municipal. No vídeo, é possível ver um dos agentes discutir com a vítima e bater nela com um cassetete. A vítima tenta se defender e pede calma para o agente.
“Por favor, eu tô levantando. Você não tá deixando eu levantar. Para! Calma.”
Veja vídeo:
O homem deixou o local sangrando e fugiu. A cena foi acompanhada por outro agente, que não interveio. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Prefeitura afasta envolvidos
Procurada pela reportagem, a Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo informou que ambos os guardas que aparecem nas imagens foram afastados de suas funções operacionais. Na manhã desta terça-feira (23/9), o prefeito Marcio Zanetti (MDB) também publicou uma nota de repúdio ao caso.
No comunicado, Zanetti afirma que o homem em situação de rua foi “vítima de agressão covarde” e que atitude “é inaceitável e não representa, de forma alguma,” os valores da administração. “Reitero meu repúdio a este episódio isolado e manifesto solidariedade à vítima. O compromisso da nossa gestão é claro: não toleraremos abusos, violência ou desrespeito à vida e à dignidade humana”, declarou o prefeito.
Fonte: www.metropoles.com
































