Home Meio-Ambiente Por um voto, proposta de criação do Santuário de Baleias no Atlântico...

Por um voto, proposta de criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul é rejeitada

27
0
Por um voto, proposta de criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul é rejeitada

Com a ajuda de Benin e Costa do Marfim, países baleeiros conseguiram barrar, por um voto, a criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul, proposta que o Brasil defende há 23 anos na Comissão Internacional da Baleia (CIB, ou IWC, em inglês). A votação final teve 40 votos a favor, 14 contra e 3 abstenções. Havia 53 países na reunião e o regimento exige que pelo menos 75% dos países presentes votem sim para que uma proposta seja aceita.

“Quem votou contra foram países baleeiros ou países pobres apoiados por países baleeiros – basicamente países ilhas do Caribe e Pacífico e países da costa oeste da África”, explica Braulio Dias, diretor do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.

Debatida desde 2001, a proposta foi rejeitada nas últimas três reuniões da IWC. Antes disso, ela também havia sido recuada em outras reuniões da CIB.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites
WhatsApp Image 2024 09 26 at 23.12.55
Painel de votação da proposta de criação do Santuário. Imagem: Divulgação.

A oposição, liderada pelo Japão, veio da Noruega, República do Palau, Togo, Marrocos, Nauru, Costa do Marfim, Camboja, Benin, Antígua e Barbuda e outros países ilhas.

A principal novidade nessa derrota recorrente foi o voto contrário de Benin, cujo presidente, em visita ao Brasil em maio, fez uma declaração conjunta com o presidente Lula em apoio à criação do Santuário. Mesmo assim, o diplomata representando o país na IWC decidiu contrariar a promessa.