Professores e gestores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental nas EPGs Inêz Rizzato Rodrigues e Patrícia Galvão (Pagu) receberam, na manhã desta terça-feira (17), o selo Escola que Alfabetiza. A premiação, que aconteceu na sede da Secretaria de Educação, no Macedo, tem como um de seus principais objetivos reconhecer e valorizar as equipes escolares que atingiram as metas de alfabetização e melhoraram os resultados ao longo da escolarização das crianças.
Além do alcance das metas estabelecidas pela Prefeitura no início do ano letivo, a escolha das escolas considerou os resultados apresentados no sistema Avalia Mais, como sondagens de hipóteses de escrita e provas semestrais de comunicação e expressão por meio da comparação dos dados obtidos durante o ano letivo.
“A premiação de ambas as escolas é resultado de seu comprometimento com a aprendizagem dos alunos. O estabelecimento desse selo se dá a partir de resultados excelentes, de escolas que aplicam as diretrizes da Prefeitura e criam novas estratégias para garantir a alfabetização na idade certa, um direito da criança e um dos grandes diferenciais da rede municipal”, comemorou a subsecretária de Educação, Fábia Costa, ao enfatizar o trabalho de excelência de profissionais altamente qualificados.
Rumo certo
Juliana Morgado e Angélica Alves de Oliveira, professoras do 1º ano da EPG Pagu, compartilharam valiosos sentimentos pelo reconhecimento de suas práticas. “O maior prêmio é aquele que ganhamos com a evolução e o desenvolvimento das aprendizagens das crianças nesse período de alfabetização”, pontuou Angélica sobre a validação do trabalho realizado com os anos iniciais. “É importante ter essa devolutiva da Educação, saber que há pessoas zelando pelo nosso trabalho e, nesse sentido, a valorização e o reconhecimento nos dão sinais de que caminhamos para um rumo certo”, observou Juliana, emocionada.
De acordo com Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), o alcance de metas demonstra os resultados alcançados pelas unidades escolares como um todo.
“O resultado da escola não é da professora do 1º ano ou do 2º ano, é de todo mundo. Não alcançamos tais resultados se não for pelo trabalho feito na educação infantil, com as brincadeiras e a organização da rotina e dos espaços. Por isso esse mérito é coletivo, de todos que se empenharam para alcançar resultados positivos”, explicou Solange.
Brilho nos olhos
Há 23 anos à frente da EPG Inêz Rizzato Rodrigues, o diretor João Augusto Pereira da Silva Gomes observou a importância do selo, pois ao mesmo tempo em que certifica as práticas também evidencia o trabalho realizado em equipe. “O selo é uma iniciativa excelente, que reconhece o trabalho e considera tanto nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e as provas do Avalia Mais quanto às sondagens que realizamos ao longo do ano, sem dúvida uma forma interessante de incentivar as escolas”, comemorou o diretor, satisfeito com as oportunidades que a rede municipal proporciona aos alunos.
Os professores das unidades escolares premiadas também foram contemplados com a entrega de certificados emitidos pelo Doep e pontuação equivalente a dez pontos na classificação geral. Ao todo, 96 professores da rede municipal foram contemplados com o certificado e a pontuação.
O secretário de Educação, Alex Viterale, observou a importância selo Escola que Alfabetiza, iniciativa alinhada à proposta do Ministério da Educação (MEC) de reconhecimento de boas práticas. “Hoje são vocês quem saem daqui com o selo, motivo de orgulho para a escola e para todos os profissionais que ali atuam e um certificado que tem valor inestimável. Tenho certeza que nos próximos anos vamos conseguir atrair e premiar outras escolas, ampliando esse movimento grandioso em prol da alfabetização”.
Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024
A Prefeitura de Guarulhos foi premiada na categoria Ouro com pontuação máxima no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024, iniciativa do MEC que reconhece e valoriza os esforços de toda a equipe educacional do município na implementação de ações para a alfabetização. A classificação divulgada pelo MEC no último dia 5 destaca as ações da rede municipal para uma educação de qualidade, que impacta a vida e o futuro dos estudantes guarulhenses.
Fotos: Gezer Amorim/PMG