Home Noticias Prefeitura de SP aprova projeto que prevê expansão da Linha 5-Lilás

Prefeitura de SP aprova projeto que prevê expansão da Linha 5-Lilás

2
0
Prefeitura de SP aprova projeto que prevê expansão da Linha 5-Lilás

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (Smul), aprovou um projeto de uso e ocupação de solo para a extensão da Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade, até o Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo. O pedido feito pela concessionária prevê mais 4,9 km de linha e duas novas estações.

Conforme a secretaria, a nova versão inclui as futuras estações Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, nas áreas das subprefeituras do Campo Limpo e M’Boi Mirim. A certidão de uso e ocupação de solo era um passo necessário para o seguimento do projeto.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

O plano está em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo do município de São Paulo e a certificação foi condicionada ao cumprimento de requisitos legais. Atendimento à legislação estadual e conformidade com o plano de implantação e características do empreendimento com o Plano Diretor Estratégico (PDE) são alguns dos requisitos.

Atualmente, a Linha 5-Lilás opera com 17 estações, ligando Capão Redondo à Chácara Klabin, na zona sul da capital. Entre os demais bairros atendidos estão Campo Limpo Paulista, Santo Amaro, Alto da Boa Vista, Brooklin, Campo Belo, Indianópolis, Moema e Vila Mariana.

Conforme estudos iniciais que ainda serão complementados, a extensão vai acrescentar 4,9 km à linha. Desse total, pouco mais de 2 km estarão em elevados, 198 metros em vala e pouco mais de 2,6 km de vias subterrâneas. Com isso, será preciso desapropriar cerca de 12 mil metros quadrados, parte deles com ocupações.

A expectativa é que as obras terminem em 2028. A extensão permitirá que o trajeto entre Largo Treze e Jardim Ângela seja feito em 22 minutos.

Expansões na Linha 2-Verde

Outra linha em expansão é a Linha 2-Verde, do Metrô. Com o acréscimo de 1,5 mil toneladas de trilhos, são previstas quatro novas paradas em Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Rapadura.

A primeira carga de trilhos das vias destinadas à expansão da Linha 2-Verde do Metrô chegou ao Porto de Santos nesta quinta-feira (17/7). A previsão é que o material chegue ao canteiro de Rapadura no dia 24 de julho.

Importados da China, os trilhos somam 1.500 toneladas e serão utilizados no trecho entre as estações Vila Prudente e Penha. A remessa é composta por 1.462 barras de 18 metros cada, totalizando 26.316 metros de trilhos.

Fonte: www.metropoles.com