A Prefeitura de São Paulo publicou nesta sexta-feira (15/8) o edital para receber propostas de requalificação para o Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo. O chamamento público irá selecionar uma organização da sociedade civil para estar à frente da mudança, que deve apresentar um projeto urbanístico e estudos preliminares para o local, sem custos para o município.
A publicação acontece após uma polêmica envolvendo uma parceria entre a gestão municipal e a PepsiCo. No final do ano passado, a Prefeitura decidiu cancelar o acordo que permitiria à empresa adotar e explorar comercialmente a área com publicidade. A parceria original, firmada sem licitação, previa que a PepsiCo faria a manutenção do largo em troca dos direitos de veicular anúncios por dois anos no espaço, o que incluía a sua renomeação para “Largo da Batata Ruffles”.
Leia também
-
São Paulo
Prefeitura recua de parceria por “Largo da Batata Ruffles” em SP
-
São Paulo
MPSP pede que gestão Nunes explique mudança de nome do Largo da Batata
-
São Paulo
Vice de Nunes quer PMs ensinando educação física para jovens de SP
-
São Paulo
Passageiro com esclerose é impedido de embarcar por falta de documento
Agora, o edital vai além do serviço de zeladoria e prevê uma intervenção de 69,9 mil metros quadrados de espaço público e um perímetro de 2,5 quilômetros. O foco, segundo a Prefeitura, será a ampliação de áreas verdes, criação de espaços de convivência, qualificação da mobilidade ativa e melhoria da segurança viária.
6 imagensFechar modal.1 de 6
Largo da Batata, em Pinheirios
Fábio Vieira/Metrópoles2 de 6
Banco de concreto pichado no Largo da Batata
Fábio Vieira/Metrópoles3 de 6
Bancos no Largo da Batata deteriorados
Fábio Vieira/Metrópoles4 de 6
Vista aérea do Largo da Batata, em Pinheiros
Fábio Vieira/Metrópoles5 de 6
Sujeira acumulada no Largo da Batata
Fábio Vieira/Metrópoles6 de 6
Barreira de concreto deixada no Largo da Batata
Fábio Vieira/Metrópoles
O projeto também deverá preservar e valorizar o patrimônio histórico, incluindo a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, o Mercado de Pinheiros e o Monumento à Aldeia de Nossa Senhora de Pinheiros, além de respeitar o sítio arqueológico presente no local. Além disso, é necessário que a iniciativa busque responder problemas identificados durante a consulta pública realizada virtualmente entre junho e julho.
Como será a parceria
A ideia é que a reforma seja realizada com recursos privados, por meio de um acordo de cooperação. As organizações que desejam participar da seleção têm 30 dias para enviar suas propostas, conforme os seguintes prazos:
- Publicação do edital: 15/8
- Envio de propostas pelas organizações da sociedade civil: em até 30 dias a partir de 18/8
- Avaliação das propostas: 10 dias após o fim do envio das propostas
- Divulgação do resultado: um dia após a avaliação das propostas
- Homologação: 26 dias após a divulgação do resultado
Fonte: www.metropoles.com

































