Há quase três meses, mais de 800 alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, localizada no centro de São Paulo, estão sem aulas presenciais devido a falhas em parte da rede elétrica da unidade de ensino. O problema começou no dia 12 de maio e não foi resolvido até esta terça-feira (5/8).
Insatisfeitos com a situação, os pais e alunos decidiram marcar uma manifestação em frente à Etec na sexta-feira (8/8). De acordo com o Centro Paula Souza (CPS), responsável pela administração da Etec, a luz está prevista para retornar na quinta-feira (7/8). As aulas presenciais devem ser retomadas no mesmo dia.
Ao Metrópoles, a aluna Julia Moreira, de 15 anos, estudante do curso de nutrição e membro do grêmio estudantil, acredita que este será um retorno paliativo.
“Como eles já mentiram anteriormente sobre o prazo, nenhum pai e aluno está 100% convicto que realmente vai voltar. É estranho porque até ontem estava sem luz e, de repente, volta no dia 7?”, questionou a jovem.
O prazo anterior para a volta das aulas presenciais era nessa segunda-feira (4/8). Os pais e alunos só ficaram sabendo na sexta-feira (1º/8) que a data seria adiada novamente. O texto afirma que houve um atraso na entrega de peças essenciais para a conclusão da reforma elétrica.
Leia também
-
São Paulo
Sem energia há duas semanas, Etec adota aulas remotas para 870 alunos
-
São Paulo
Etecs de SP oferecem 4,8 mil vagas em cursos on-line e gratuitos
-
São Paulo
Imposto de Renda: Etecs e Fatecs oferecem consultoria gratuita
-
São Paulo
Centro Paula Souza libera aulas remotas contra calor em Etecs e Fatecs
Luciana de Almeida, de 52 anos, mãe de uma aluna no curso de eventos, ressaltou à reportagem que o ocorrido é uma grande decepção e reclamou sobre a falta de transparência da unidade estudantil sobre os motivos da falta de energia e sobre uma data verídica para o retorno das aulas presenciais.
Por meio de nota, o Centro Paula Souza informou que as aulas presenciais serão retomadas após a conclusão dos reparos no shaft do sistema elétrico, que foi danificado pela água durante uma forte chuva. No retorno, os professores irão realizar um acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos para garantir que não haja prejuízos pedagógicos.
O Centro Paula Souza também se desculpou aos estudantes pelos transtornos causados e esclareceu que o atraso foi ocasionado em razão da demora na entrega de equipamentos importados para a reforma do sistema de energia.
Alunos sem aulas presenciais na Etec
Júlia Moreira acredita que ela e os alunos de seu ano foram bastante prejudicados pela falta de aulas presenciais. Para ela, o ensino online é totalmente diferente do presencial. “A gente acaba não entendendo bem o conteúdo e se perdendo nas matérias… Sem falar nas aulas práticas, que deixaram de acontecer desde que a escola parou”, disse.
Há casos de alunos que não possuem internet boa em casa ou um aparelho adequado para acompanhar as aulas a distância, perdendo conteúdos. Segundo a estudante de nutrição, a Etec planejou fazer uma avaliação para ver o desempenho dos alunos.
“Eu acredito que isso tudo vai ter consequência. Mas também acredito que, se a Etec fizer um plano de recuperação que realmente funcione e não sobrecarregue a gente, ainda dá para correr atrás do prejuízo. Só não dá pra fingir que está tudo bem, porque não está. Muita gente ficou para trás e precisa de apoio de verdade agora”, falou Júlia.
Fonte: www.metropoles.com