Home Educação Prêmio Excelência Educacional reconhece avanços da alfabetização em escolas de Guarulhos

Prêmio Excelência Educacional reconhece avanços da alfabetização em escolas de Guarulhos

4
0
Prêmio Excelência Educacional reconhece avanços da alfabetização em escolas de Guarulhos

Na manhã desta sexta-feira (12), trinta escolas da rede municipal de Guarulhos com melhor desempenho do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) participaram da solenidade de entrega do Prêmio Excelência Educacional, realizada na Universidade Guarulhos (UNG). O evento contou com a presença dos gestores das escolas municipais e estaduais premiadas, representantes das diretorias de ensino Norte e Sul, articuladores do programa Alfabetiza Juntos SP, a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Daniela Hikawa, além do secretário de Educação, Silvio Rodrigues, e da subsecretária, Minéa Paschoaleto Fratelli, que compuseram a mesa da solenidade.

 

As articuladoras compõem a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA), uma rede de articuladores criada no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para fortalecer a alfabetização no Brasil.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

 

As escolas municipais foram homenageadas pela conquista e cada unidade recebeu uma placa com certificado, simbolizando o comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional. A premiação destaca o esforço coletivo em prol do sucesso pedagógico e o avanço da qualidade de ensino nas escolas públicas.

 

Destinada às escolas que ofertam o Ensino Fundamental nos anos iniciais, o prêmio integra o programa Alfabetiza Juntos SP do Governo do Estado de São Paulo, reconhecendo o empenho das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas do Saresp, com base no Índice de Excelência Educacional (IEE) que considera o desempenho no 2º e 5º anos.

 

O IEE é um índice que orienta as metas para o prêmio, a partir de indicadores, como proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, números de alunos participantes do Saresp, evolução das notas, complexidade da unidade, porte da escola, vulnerabilidade social, e se o regime de ensino é em tempo parcial ou integral. A proposta é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, promovendo educação de qualidade e igualdade na rede pública.

 

Além do reconhecimento, o Prêmio Excelência Educacional concede o valor de R$ 100 por aluno matriculado, que os munícipios devem utilizar para ações de melhorias das condições escolares e dos resultados de aprendizagem. Com os recursos, as escolas podem adquirir materiais de consumo para atividades pedagógicas e de pesquisa, compra de equipamentos necessários aos diferentes ambientes escolares, contratação de serviços para manutenção, entre outras melhorias.

 

A última edição do Saresp foi realizada em novembro de 2024, com a participação de estudantes da rede pública municipal. Os resultados foram divulgados em fevereiro deste ano e, em julho, o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, também promoveu um evento no Paço Municipal em reconhecimento às unidades que se destacaram.

 

Imagens: Gezer Amorim/PMG