Home Meio-Ambiente Primeiro sítio com pinturas rupestres do estado do RJ é descoberto no...

Primeiro sítio com pinturas rupestres do estado do RJ é descoberto no Itatiaia

3
0
Primeiro sítio com pinturas rupestres do estado do RJ é descoberto no Itatiaia

Foi por acaso, enquanto fotografava flores em meio às pedras durante seu horário de almoço, que Andres Conquista avistou um colorido diferente na superfície de uma das rochas, no Parque Nacional do Itatiaia, e fez uma descoberta fenomenal: o primeiro sítio arqueológico com pinturas rupestres do estado do Rio de Janeiro. O achado do funcionário da concessionária Parquetur – empresa que administra a visitação na área protegida – foi feito no final de 2023. As pinturas estão em uma pequena formação rochosa e serão analisadas por especialistas nos próximos meses. 

Situado a cerca de 2.350 metros de altitude, no município de Resende, o local foi batizado de Sítio Agulhas Negras, em referência à formação rochosa de mesmo nome e um dos principais símbolos do parque nacional. 

As pinturas trazem desenhos geométricos, alguns com duas cores que combinam tons de vermelho e amarelo-alaranjado, e figuras de animais, uma delas em formato parecido com um lagarto. Ainda não é possível determinar a idade das pinturas.

“Os traços dessas pinturas guardam semelhança com a Tradição São Francisco, cujos registros estão concentrados no médio e baixo curso do Rio São Francisco, entre Minas Gerais e Bahia. Caso essa relação se confirme, as pinturas de Itatiaia representarão a manifestação mais ao sul dessa tradição no Brasil” afirma o arqueólogo Carlos Gabriel Paes, do Programa de Pós graduação em arqueologia do Museu Nacional.

Sítios arqueológicos melhor estudados na região do sul de Minas Gerais apresentam datação de até 3 mil anos. 

Em nota, o Parque Nacional do Itatiaia explica que assim que a descoberta foi confirmada, notificou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Rio de Janeiro para o registro oficial e obter orientações sobre a proteção do sítio. Em abril de 2024, equipes do IPHAN, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Museu Nacional/UFRJ visitaram o local para as primeiras análises.

“Neste primeiro momento não será permitido a visitação ao sítio arqueológico. Vamos esperar o avanço dos estudos para podermos avaliar em conjunto com os pesquisadores a melhor estratégia para a visitação no futuro”, afirma Felipe Mendonça, gestor do Parque Nacional do Itatiaia.

A gestão da unidade de conservação informa ainda que o Sítio Agulhas Negras está cercado e monitorado por câmeras de segurança e o acesso irregular de visitantes poderá resultar em multa.

OEco2 pintura rupestre sitio agulhas negras Itatiaia Foto Museu Nacional UFRJ 2
Sítio Agulhas Negras, a 2.350 metros de altitude. Foto: Equipe Museu Nacional/UFRJ – UERJ