Home Noticias Prisão de Careca do INSS pela PF pegou de surpresa membros da...

Prisão de Careca do INSS pela PF pegou de surpresa membros da CPMI

35
0

As prisões de Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, e do empresário Maurício Camisotti, na manhã desta sexta-feira (12/9), pegou de surpresa membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Os dois têm depoimento marcado na comissão na próxima semana e podem ser convocados para depor da prisão.

Ao Metrópoles, parlamentares que participam da comissão relataram ter tido conhecimento da operação desta sexta da Polícia Federal pela imprensa. Nessa quinta-feira (11/9), a CPMI reuniu-se para ouvir o depoimento do ex-ministro da Previdência, José Carlos Oliveira. Durante a sessão, deputados chegaram a questionar o fato de nenhuma prisão ter sido feita ainda.

“E, aqui, Sr. Presidente, sabe aquelas placas, quando a gente vai a uma obra que não teve acidente, que vai lembrando? É bom a gente começar a lembrar, Deputada Adriana. Estamos a 141 dias sem nenhum preso por esse escândalo, por esse roubo do INSS. Esse é o fato, e a gente precisa relembrar”, disse o deputado Eduardo Girão (Novo).

O presidente da CPMI, o senador Carlos Viana (Podemos), disse que a comissão pretende manter o cronograma. Viana afirmou que irá requerir ao ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, para que Antônio Carlos Camilo Viana e Maurício Camisotti possam prestar depoimento nas próximas segunda (15/9) e quinta-feira (18/9), respectivamente.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

“O próximo passo é pedirmos para o ministro André Mendonça [do STF] um requerimento para que ele libere o senhor Antônio Carlos Antunes, o Careca do INSS, na próxima segunda-feira, e o senhor Camisotti na próxima quinta-feira. Eles já estavam convocados, já tinham sido intimados pela Polícia Legislativa e eu espero que o ministro mantenha a ida deles como conduzidos para que possam prestar esclarecimentos sobre como conseguiram roubar com tanta facilidade a Previdência”, disse Viana.

O Careca do INSS e o empresário tiveram a quebra dos sigilos bancário, telemático e fiscal aprovados pela comissão na sessão de quinta.

Quem é o Careca do INSS

Dono de uma frota de carros de luxo, como Porsche e BMW, e com mais de uma dezena de empresas abertas em seu nome, Antônio Carlos é um lobista discreto de Brasília, procurado por associações ligadas à farra dos descontos sobre aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conseguir entrar ou obter vantagens dentro do órgão federal.

Ele é apontado como o principal operador do esquema de desvios de descontos associativos.

Além da quebra do sigilo bancário do lobista, a CPMI também pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a realização de um Relatório de Inteligência Financeira.

Fonte: www.metropoles.com