Home Carros Produção de bicicletas elétricas no Polo de Manaus bate recorde

Produção de bicicletas elétricas no Polo de Manaus bate recorde

5
0
Ciclista pedala bike elétrica vermelha em rua

A produção de bicicletas elétricas teve um crescimento de 64,5% no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo informações da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Ao todo, 8.186 unidades foram produzidas no acumulado de janeiro a junho. A categoria já responde por 4,5% da produção total de bicicletas no Brasil — o Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou 183.379 unidades produzidas no primeiro semestre de 2024, uma redução de 29,7% em relação ao mesmo período de 2023 (268,8 mil unidades produzidas).

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

“Observamos um crescimento expressivo na produção de bicicletas elétricas no primeiro semestre de 2024. Em 2023, nesse mesmo período, foram produzidas cerca de 5 mil unidades, e agora em 2024 foram quase 8,2 mil unidades produzidas”, afirmou Sergio Oliveira, diretor executivo da Abraciclo. “As bicicletas elétricas saltaram de 2% para 4,5% de participação na produção”, ressaltou.

Oliveira também comentou sobre a maior variedade de modelos disponíveis no mercado brasileiro, o que contribuiu para o bom resultado no semestre. “Atualmente, as nossas associadas oferecem ao mercado 35 modelos disponíveis ao consumidor”, completou.

 

Produção por categoria

Em números absolutos, a categoria mais produzida no Brasil no primeiro semestre de 2024 foi a Mountain Bike (MTB), com 57,1% do total fabricado (104,7 mil unidades). Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer, com 21,1% da produção, seguida pela Infantojuvenil (13,9%).

Em relação à distribuição por região, a região Sudeste foi a que recebeu o maior volume de bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus no primeiro semestre, com 55,8% do total fabricado, seguido por Nordeste, com 14,8% do total, Sul (13,7%), Centro-Oeste (8,1%) e Norte (7,6%). 

 

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Oficial