As montadoras de veículos instaladas no Brasil produziram 190,1 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em dezembro. O número representa queda de 19,5% em relação a novembro.
Na comparação anual, a produção de veículos subiu 10,8%. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira, 14, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A Anfavea também informou que os licenciamentos do mês passado somaram 257,4 mil veículos, um crescimento de 1,6% na comparação mensal e avanço de 3,6% no comparativo anual.
Produção de veículos fecha o ano em alta
Ainda segundo a Anfavea, no acumulado de 2024, a produção cresceu 9,7%, para 2,55 milhões de automóveis, e as vendas avançaram 14,1%, para 2,63 milhões de unidades.
A produção total do ano passado fez com que o Brasil retomasse da Espanha o posto de oitavo maior produtor de veículos em 2024.
Nos emplacamentos, o fechamento foi de 2,635 milhões de unidades, volume 14,1% mais alto que o do ano anterior, e superior à média global, de 2%. Segundo a associação, esse foi o maior aumento no ritmo de vendas internas desde 2007.
A soma de vendas de novos e usados chegou a 14,4 milhões de automóveis leves vendidos.
“Claramente, há uma demanda reprimida por transporte individual que vem sendo atendida de forma crescente”, afirmou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite. “Se houver uma política de renovação de frota, mais pessoas poderão optar por veículos zero-quilômetro.”
Fonte: Oficial