São Paulo – O produtor cultural Alexandre Nunes relatou uma experiência de terror numa corrida com um suposto Uber em São Paulo. Ele estava voltando com sua mãe de um passeio no Bixiga, na região central da capital paulista, e chamou um carro ás 3h11. Os dois conferiram a placa e seguiram a corrida. Minutos depois, Alexandre percebeu que o carro estava no caminho contrário da sua casa, passando pelo túnel no final da Avenida Paulista. Ele mora no sentido Jabaquara e o carro estava no caminho da Sumaré.
O motorista foi alertado pelo passageiro ao perceber que o aplicativo Waze estava indo num caminho diferente. “Olhei para o meu celular, e a corrida tinha sido cancelada”, relatou. “Dai ele ficou super nervoso e mandou um papo”.
Segundo seu relato no X, antigo Twitter, o motorista disse que eles tinham embarcado “no Uber errado” e, por isso, voltaria com eles para o ponto de partida da corrida. Eles concordaram, mas perceberam que o motorista continuou dirigindo em uma direção oposta. Mais uma vez chamaram sua atenção, mas foram ignorados. O relato menciona que o motorista ficou encarando os dois pelo retrovisor, “estranho demais”. Foi quando percebeu que o rosto não era o mesmo da foto que aparecia no aplicativo, mesmo o motorista tendo dito o mesmo nome.
No sinal, viram uma farmácia e exigiram que o carro parasse. O motorista ainda tentou desconversar, mas não parou. Após muita insistência dos passageiros, conseguiram descer e chamaram outro carro pelo Uber. “Conversamos com o outro motorista, que acalmou a gente e disse que demos muita sorte. Porque, infelizmente, ele já escutou relatos recentes parecidos onde pessoas foram sequestradas, foram roubadas, perderam tudo etc. Enfim, chegamos bem em casa e descansamos”.
Nos comentários, outros relatos semelhantes chamam a atenção. “Já aconteceu comigo de um Uber pegar um caminho oposto e eu reclamar, ele não querer voltar”. Com a repercussão, a Uber manifestou-se no post. “Nosso time especializado já está ciente e entrará em contato com você pelo aplicativo ou por telefone”.
O Metrópoles conversou com Alexandre que, até o momento, não obteve um retorno formal da empresa. Segundo ele, informações burocráticas foram solicitadas pelo atendimento da Uber nas redes sociais. O produtor ressaltou a importância de ativar todas as opções de segurança disponíveis na plataforma e, ainda, de acompanhar as corridas através do aplicativo no celular. Ele sente-se seguro agora e acredita que a repercussão teve um impacto positivo em outros usuários que passaram a compartilhar experiências semelhantes.
Posicionamento da Uber
A reportagem procurou a empresa, que disse ter avaliado toda a cronologia do caso. “De acordo com os dados fornecidos, ao que tudo indica, o usuário não entrou na viagem correta. O motorista parceiro solicitado na plataforma da Uber cancelou a viagem, uma vez que não encontrou o usuário no local informado. De qualquer forma, a empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei”.
A empresa esclarece, ainda, que conta com a ferramenta U-Código, que consiste em uma senha de quatro dígitos criada pelo aplicativo para cada viagem. Essa senha deve ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista parceiro ao entrar no veículo para que ele consiga iniciar a percurso, confirmando que os dois estão na viagem correta.
A Uber afirma também contar com o Preferências de Segurança, que permite ativar automaticamente o U-Código em todas as viagens, próximo de bares e restaurantes ou apenas no período noturno, como foi o caso relatado.
Fonte: Oficial