Home Educação Professores de Guarulhos participam de simpósio sobre ensino de língua portuguesa para...

Professores de Guarulhos participam de simpósio sobre ensino de língua portuguesa para surdos

2
0
Professores de Guarulhos participam de simpósio sobre ensino de língua portuguesa para surdos

A Secretaria de Educação participou no mês de junho do V Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, realizado no Rio de Janeiro. Promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), o evento reuniu professores e pesquisadores da área da Educação de Surdos de diversas regiões do Brasil com o objetivo de compartilhar práticas e didáticas inovadoras que podem ser aplicadas em contextos educacionais bilíngues para educandos surdos. 

 

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Aproximando teoria e prática, o encontro ocorreu nos dias 10 e 11 de junho, com o tema “Multiletramentos e interculturalidade no ensino de Língua Portuguesa para surdos”, e contou com oficinas, palestras, debates e apresentações culturais. 

 

A rede municipal de Guarulhos se destaca no atendimento de crianças e jovens surdos em três escolas-polo, com professores bilíngues especializados, garantindo uma educação de qualidade e promovendo o desenvolvimento integral dos educandos. Além disso, o Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) oferece o curso de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Nessas aprendizagens, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é assumida como primeira língua, e o português, em sua modalidade escrita, como segunda língua. 

 

Para aprofundar a discussão sobre práticas multimodais e metodologias na perspectiva bilíngue, o Prof. Me. Rafael Miguel, da rede municipal de Guarulhos, participou como palestrante na mesa-redonda “Perspectiva bilíngue e multiletramentos no ensino para surdos”, juntamente a profª. Dra. Vanessa Martins, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na ocasião, Rafael ministrou uma palestra sobre os recursos multissemióticos em contextos educacionais multisseriados e bilíngues de surdos. 

 

“Anualmente, o simpósio tem se constituído como um espaço potente na formação de professores, no qual, de forma imersiva, os participantes tem se debruçado sobre o ensino de português como segunda língua para surdos, além de questões como avaliação de Libras e de Língua Portuguesa, desenvolvimento de materiais didáticos, interlocução com as famílias e outros aspectos relacionados ao acesso ao currículo e aos bens culturais”, explicou Rafael, que também atua como coordenador do Programa Educacional Bilíngue de Surdos (bebês, crianças, jovens e adultos) na Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Escolar.

      
Outro destaque da participação de Guarulhos no simpósio foi o trabalho da professora Letícia Muniz, da classe bilíngue de surdos da EPG Crispiniano Soares, que apresentou um relato de experiência sobre a produção coletiva de uma narrativa digital, desenvolvida com os surdos da rede municipal. 

 

Rafael Miguel integra o Grupo de Pesquisa Compreensão e Produção em Libras e Português Escrito, coordenado pela profa. Dra. Osilene Cruz, do INES, que também foi uma das organizadoras do simpósio. O convite para participar do evento surgiu em abril deste ano, quando a professora Osilene visitou à EPG Anísio Teixeira, uma das escolas-polo bilíngue de surdos em Guarulhos e viu a expressividade, consistência e qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido com os educandos surdos. 

 

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi fundado em 1857 pelo imperador Dom Pedro II. Atualmente, é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), definido regimentalmente como Centro de Referência Nacional na Área da Surdez, tendo papel fundamental na formulação de políticas públicas de educação para surdos no Brasil.

 

Para saber mais acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=z7mJu1CUE8Y

 

 

Imagens: Divulgação