O E-Prix São Paulo de Fórmula E, marcado para o dia 7 de dezembro de 2024, oferece mais uma vez a oportunidade de estudantes se aproximarem do ambiente do automobilismo de forma efetiva, com experiências enriquecedoras sobre o universo do automobilismo e dos carros elétricos.
O projeto FIA Girls on Track retornará ao circuito do Sambódromo do Anhembi para sua terceira edição, no dia 6 de dezembro, sexta-feira, véspera do E-Prix, com garotas de 12 a 18 anos. As inscrições para as interessadas em participar estão abertas na internet até dia 22 de novembro.
O objetivo do evento é apresentar, de maneira interativa, os conceitos e as tecnologias envolvidas na construção dos carros, incluindo as células das bateria. Além disso, as meninas podem participar de experiências divertidas, como visitação ao pit-lane e pilotagem em simuladores de carros da Fórmula E, por exemplo.
“Essa participação no ePrix São Paulo em dezembro não estava em nosso calendário. Mas a organização da Fórmula E propôs e nós topamos participar dessa ação realizada pela categoria. É importante aproveitar oportunidades de proporcionar vivências às meninas que gostam de automobilismo e têm vontade de trabalhar com isso”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA, e representante brasileira no FIA Girls on Track e na FIA Women in Motorsport Comission, a comissão feminina da Federação Internacional de Automobilismo.
Programa é um sucesso
No E-Prix São Paulo realizado em março, pela 10ª temporada da Fórmula E, 120 estudantes tiveram programação intensa no FIA Girls on Track. As meninas assistiram a palestras de mulheres que trabalham em vários setores da categoria, participaram de jogo de perguntas sobre automobilismo e pneus da Hankook Tire Global e de uma sessão de montagem de células de baterias de lítio, utilizadas nos carros da categoria, com a WAE Technologies.
As estudantes inscritas no programa ainda realizaram uma sessão do jogo interativo batak machine, com a pilota Bia Martins, para medir tempo de resposta, resistência, e coordenação olho-mão. E aprenderam como montar circuitos elétricos com alunas da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Bernardo do Campo (SP), que participam da Fórmula FEI, competição disputada por protótipos elétricos criados pelos estudantes
Para a edição deste ano, já estão definidas visitação ao pit lane, participação das estudantes na Gaming Arena, onde pilotarão simuladores de carros da F-E, assistir ao shake-down dos carros da arquibancada, e participar de workshop com Manoel Belem, físico especializado em educação e líder do projeto eKar.
Realizado em atividades extra-curriculares no ensino médio, com alunos, professores e pais, para ensinar como aprender, o projeto eKar envolve a construção de um carro elétrico para aplicar conceitos da metodologia STEM-PBL (Science, Technology, Engineering, Mathematics – Project Based Learning), Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática – Aprendizagem Baseada em Projetos.
Fórmula E em São Paulo
Etapa inaugural da 11ª temporada do campeonato mundial de Fórmula E, o E-Prix São Paulo acontece em 7 de dezembro de 2024 no circuito montado no entorno do Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.
No mesmo dia acontecem os treinos livres e classificatórios, e a corrida, em um evento com 10 horas de duração. Além da ação dos carros nas pistas, o público em geral pode se divertir no Fan Village, que conta com a Gaming Arena, para testar as habilidades como piloto, palco para apresentações artísticas e culturais, área kids, exposição e muitas atrações.
O encerramento terá um show do DJ Vintage Culture, com a possibilidade de entrar na pista para acompanhar de perto.
Os ingressos para o E-Prix São Paulo estão à venda na bilheteria oficial do evento, por meio da plataforma Fever. Os seguidores do Canal VE tem 10% de desconto nos ingressos para qualquer setor na arquibancada, com o cupom CANALVE10.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial