Home Noticias Projeto leva mil alunos da rede estadual para intercâmbio em 5 países

Projeto leva mil alunos da rede estadual para intercâmbio em 5 países

5
0
Imagem colorida de dois jovens estudantes em frente a um mapa

São Paulo — Uma iniciativa do governo do estado de São Paulo vai levar mil alunos do Ensino Médio da rede estadual para fazer três meses de intercâmbio em países de língua inglesa. Os primeiros 500 estudantes embarcam no início de 2025. A lista dos selecionados será anunciada a partir desta quinta-feira (12/9).

O programa é voltado para alunos que, em 2023, cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual e se destacaram no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Os participantes foram submetidos a aulas intensivas de inglês e uma prova realizada em agosto para disputar as vagas.

As 500 primeiras vagas de intercâmbio devem ser divididas da seguinte forma: 100 vagas para a Austrália, 150 para o Canadá, 50 para a Irlanda, 100 para a Nova Zelândia e 100 para o Reino Unido. A Seduc-SP será responsável por definir os destinos dos estudantes aprovados.

Durante o processo, uma equipe técnica da Secretaria de Educação, em conjunto com as diretorias regionais de ensino, acompanhará os intercambistas desde a preparação até o embarque. Além disso, os profissionais do programa Psicólogos na Educação estarão disponíveis para apoiar os estudantes.

Critérios

Para garantir a participação, os alunos devem atender aos seguintes critérios:

  • nota mínima de 7 na prova de classificação e em todas as disciplinas do boletim;
  • frequência superior a 85% nas aulas regulares e no curso de inglês;
  • estar matriculado na 1ª série do Ensino Médio;
  • ter menos de 18 anos até o retorno ao Brasil após os três meses de intercâmbio;
  • Ter aprovação dos responsáveis legais para a viagem.

Se mais de 500 alunos atenderem aos requisitos, a seleção final será baseada nas notas do Saresp e da prova de inglês. Cada município com alunos elegíveis terá ao menos uma vaga garantida.

Fonte: Oficial