Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) agora poderão concorrer às vagas no ensino superior em universidades públicas através da Provão Paulista 2025. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou a novidade pelo edital da prova, publicado nesta quarta-feira (30/7), no Diário Oficial do Estado.
O Provão, que antes acontecia apenas para os estudantes matriculados no ensino médio regular da rede pública, oferece vagas de ensino superior na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).
Na edição deste ano, a prova disponibilizará mais de 15 mil vagas e contará com a inclusão de alunos concluintes da EJA. Segundo o secretário da educação, Renato Feder, a novidade é uma escuta aos sonhos de jovens e adultos.
“Desde a sua criação pelo Governo do Estado, em 2023, esta é a primeira vez que o Provão Paulista e nossas universidades e faculdades paulistas abrem as portas para os concluintes da EJA. Isso é resultado de uma escuta da rede e também daqueles jovens e adultos que sonham ingressar no ensino superior em uma instituição pública”, comentou o secretário.
As inscrições da prova abrem em 4 de agosto e já encerram no dia 15. Alunos matriculados na modalidade EJA, devem se candidatar por meio do portal da Vunesp, aplicadora da prova.
Entre os jovens e adultos, podem participar estudantes que concluíram o terceiro termo do Ensino Médio no primeiro semestre de 2025 ou que encerram o ciclo escolar no segundo semestre deste ano. No ato da inscrição, esses estudantes devem optar pelo local de aplicação das provas, em polos localizados nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Estudantes do E.M. regular e datas das provas
Para os estudantes das redes estadual e municipais do estado de São Paulo, das Etecs e instituições ligadas à USP, Unicamp e Unesp, as inscrições são automáticas para aqueles que aderiram à prova. Além disso, os candidatos realizam as provas na escola onde estudam.
O vestibular para os estudantes da 3° série do Ensino Médio e do EJA está marcado para os dias 4 e 5 de novembro, no período da manhã. Para a distribuição das 15 mil vagas, os candidatos do Provão Paulista são divididos em três grupos:
- Grupo A, formado por estudantes do Ensino Médio das unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
- Grupo B, alunos da EJA da rede estadual paulista e de outras redes públicas do país, alunos do Ensino Médio das redes municipais do estado de São Paulo e de outros estados, das unidades vinculadas à USP, Unesp e Unicamp e ainda dos institutos federais; e
- Grupo C, de alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) do Centro Paula Souza.
Essas vagas são distribuídas entre os grupos A, B e C e também reservadas para estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI).
Como avaliação, os estudantes das três séries do Ensino Médio regular criam uma trajetória no Provão Paulista Seriado e devem, obrigatoriamente, fazer as provas durante os três anos da última etapa da educação básica, com notas que se somam no período. Para a EJA, serão consideradas apenas as notas da prova deste ano.
Fonte: www.metropoles.com