São Paulo – O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) aparecem tecnicamente empatados em primeiro lugar na disputa à Prefeitura de São Paulo, segundo a mais recente pesquisa eleitoral Genial/Quaest, divulgada na manhã desta terça-feira (30/7).
Nunes aparece com 20% das intenções de voto, enquanto Datena e Boulos estão 19% cada. Atrás deles está o influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 12%, com ampla vantagem sobre a deputada Tabata Amaral (PSB), com 5%, o deputado Kim Kataguiri (União), com 3%, e a economista Marina Helena (Novo), também com 3%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. No principal cenário, entre cinco testados pela Quaest, 11 candidaturas foram apresentadas aos eleitores.
Confira o levantamento completo:
- Ricardo Nunes (MDB): 20%
- José Luiz Datena (PSDB): 19%
- Guilherme Boulos (PSol): 19%
- Pablo Marçal (PRTB): 12%
- Tabata Amaral (PSB): 5%
- Kim Kataguiri (União): 3%
- Marina Helena (Novo): 3%
- Altino (PSTU): 1%
- Ricardo Senese (UP): 1%
- Fernando Fantauzzi (DC): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Indecisos: 8%
- Branco/nulo/não vai votar: 9%
Todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, divulgada em 27 de junho. No entanto, como Datena oscilou dois pontos para cima e Nunes e Boulos, dois para baixo, o apresentador se aproximou ainda mais dos dois adversários, deixando a disputa pela cadeira de prefeito mais acirrada.
A pesquisa entrevistou presencialmente 1.002 eleitores da capital paulista entre os dias 25 e 28 de julho e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-06142/2024.
Outros cenários
O segundo cenário foi testado sem a presença dos candidatos de partidos nanicos. Nele, Nunes aparece com 21%, Marçal com 13%, Tabata com 6%, Kim com 2% e Marina Helena com 4%. Os outros nomes não apresentaram alterações em relação ao primeiro cenário.
Sem Datena na disputa, Nunes aparece com 24% das intenções de votos, Boulos tem 22% e Marçal, 15%. Em um cenário sem Datena e Kim, o prefeito vai a 26% e o deputado do PSol a 23%.
O quinto cenário, que coloca apenas Nunes, Boulos, Tabata e Marina Helena como opções, deixa o prefeito na liderança com ampla vantagem de 33% a 24% sobre o psolista. Tabata aparece com 9% e Marina Helena com 8%.
O instituto não testou nenhum cenário com Datena, que já teve a candidatura homologada pelo PSDB, e sem o deputado Kim Kataguiri, cuja candidatura já foi descartada pelo União Brasil.
Fonte: Oficial