Estão abertas as inscrições para o E-MOB, o Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, a ser realizado de 22 a 24 de outubro de 2024, no São Paulo Expo, em São Paulo. Anteriormente conhecido como Salão do Veículo Elétrico Latino-Americano, o evento ampliou o conceito e a abrangência a partir desta 18ª edição.
O novo nome reflete a revolução do mercado de mobilidade eletrificada e sustentável no Brasil, que traz uma ampla diversificação de produtos e soluções tecnológicas. Além disso, o evento abre o leque dos debates acerca dos veículos e das novas tecnologias, divididos em três pilares principais: Mobilidade Verde; Infraestrutura & Cidades Inteligentes; e Conectividade & Tecnologia.
O acesso ao Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes será gratuito para os profissionais que atuam no setor.
“O Salão da Mobilidade Verde cresce para se consolidar como um espaço estratégico para novos negócios e discussões da cadeia completa da Mobilidade Verde: da geração e distribuição de energia, passando pela infraestrutura de recarga, componentes, baterias e veículos”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável (IBMS) e da MES Eventos, organizadora do E-MOB.
Abrangência ampliada
De acordo com a organização do evento, além da exposição de veículos e novas tecnologias, o E-MOB 2024 se posiciona como um evento fundamental para atualização e avaliação da cadeia de valor da mobilidade sustentável nas áreas de atuação programadas.
Dentro das discussões da Mobilidade Verde, o E-MOB apresenta uma variedade de modais elétricos, incluindo bicicletas, patinetes, scooters, motos, carros, ônibus e caminhões elétricos, refletindo os avanços tecnológicos que estão transformando a mobilidade e promovendo soluções mais limpas e sustentáveis.
O pilar de Infraestrutura & Cidades Inteligentes foca no desenvolvimento essencial para a mobilidade sustentável, abrangendo desde a geração e distribuição de energia até a infraestrutura urbana necessária para acomodar novos modais e a infraestrutura de recarga para veículos elétricos, fato considerado de suma importância para o avanço das cidades e da mobilidade compartilhada.
Já a temática de Conectividade & Tecnologia explora a integração de tecnologia avançada na mobilidade verde, incluindo eletrificação, inteligência artificial, Mobility as a Service (MaaS) e Internet das Coisas (IoT). Essas tecnologias estão revolucionando a experiência de mobilidade e contribuindo significativamente para a criação de cidades mais conectadas e inteligentes.
Congresso C-MOVE
Paralelamente à feira, acontecerá também o C-Move 2024 – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, com a mentoria da PNME (Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica). O congresso oferecerá uma programação rica em debates significativos sobre como as cidades podem se tornar mais inteligentes, sustentáveis e conectadas, alinhando-se com as tendências globais dos salões de mobilidade.
Durante três dias, o C-MOVE abordará temas cruciais para o desenvolvimento da mobilidade verde no Brasil e na América Latina. Especialistas do setor, empresas inovadoras e autoridades governamentais discutirão políticas públicas e estratégias para promover o avanço da mobilidade sustentável na região.
Para participar do Congresso C-MOVE, os interessados deverão fazer sua inscrição com antecedência. A ficha de inscrição está disponível no site oficial.
“Com a nova estrutura, o E-MOB 2024 promete não apenas exibir inovações, mas também impulsionar o diálogo e a cooperação entre os diversos atores do setor, posicionando-se como um evento imperdível para quem deseja acompanhar as últimas tendências e inovações na mobilidade verde e cidades inteligentes”, disse Ricardo Guggisberg.
O E-MOB, Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, tem o apoio institucional do Canal VE.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial