Home Meio-Ambiente Rio Grande do Sul ganha programa estadual de trilhas de longo curso

Rio Grande do Sul ganha programa estadual de trilhas de longo curso

4
0
Rio Grande do Sul ganha programa estadual de trilhas de longo curso

A agenda das trilhas no Rio Grande do Sul ganhou força na última sexta-feira (18), com a criação de um programa estadual que deverá propor, acompanhar, desenvolver e incentivar a criação de trilhas de longo curso no estado, assim como fortalecer as existentes. A iniciativa tem como objetivo promover a conectividade entre as áreas naturais, em especial as unidades de conservação, assim como o turismo de natureza e o esporte.

Um dos principais instrumentos para isso, também previsto no decreto de criação do programa (nº 57.842/2024), é a formação da Rede Gaúcha de Trilhas de Longo Curso, que deverá contar com a participação ativa da sociedade, com o estabelecimento também de um conselho consultivo do programa.

O novo decreto também prevê a destinação de recursos orçamentários da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Secretaria de Turismo (SETUR) para implementação do Programa Estadual de Trilhas de Longo Curso e seus respectivos projetos. Caberá ainda às duas secretarias designar os nomes responsáveis pela coordenação do programa. 

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Atualmente, existem seis trilhas de longo curso no estado reconhecidas pela Rede Brasileira de Trilhas, em diferentes estágios de implementação: Caminho de Caravaggio, Cascatas e Montanhas, Caminho das Araucárias, Caminho dos Morros de Porto Alegre, Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia e a Trilha dos Santos Mártires das Missões.