O consumo de queijo no Brasil chega a uma média de 2,2 quilos por pessoa ao ano, segundo dados do IBGE. Apesar de ser um alimento muito apreciado, a quantidade ideal para aproveitar os benefícios nutricionais é de cerca de duas fatias ou 30 gramas por dia, suficiente para promover efeitos positivos à saúde.
O queijo é um alimento processado que resulta da coagulação do leite com adição de enzimas e remoção do soro. Quanto mais duro, menor a quantidade de soro e maior o tempo de prensagem, como no caso do parmesão.


Entre os principais nutrientes do queijo destacam-se os probióticos, que ajudam a equilibrar a flora intestinal e previnem problemas como prisão de ventre e diarreia. As proteínas promovem saciedade e podem contribuir para o controle de peso. Já os oligoelementos estão presentes em pequenas quantidades, mas são essenciais para o metabolismo, equilíbrio hormonal, produção de enzimas, hidratação celular, regulação do pH, absorção de nutrientes e transporte de oxigênio.
O queijo também é fonte de vitaminas A, B2, B12, D e K2, importantes para a imunidade, o metabolismo e a saúde óssea e sanguínea. Além disso, contém minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco e sódio, que participam da formação de ossos e dentes, proteção celular, fortalecimento do sistema imunológico, regulação da pressão sanguínea e funcionamento adequado dos sistemas nervoso e muscular.
Cuidados com o tipo de queijo
O consumo excessivo pode elevar a ingestão de sódio e gordura saturada, aumentando o risco de pressão alta, doenças cardíacas e desconfortos digestivos em pessoas intolerantes à lactose. Entre os tipos de queijo, os mais claros geralmente contêm menos gordura e sódio, enquanto os mais maturados apresentam valores mais altos desses componentes.
Algumas opções comuns de queijos incluem a ricota, que é leve e tem baixo teor de gorduras e sódio. O minas frescal possui menos gordura quando preparado com leite desnatado. A muçarela de búfala é rica em proteínas e gorduras saudáveis, enquanto a muçarela tradicional tem níveis mais altos de gordura e sódio. O gorgonzola é maturado por mofos verdes e bastante usado em tábuas e molhos.
O queijo prato tem textura macia e é muito popular em lanches. O provolone é defumado e firme, com alto teor de sódio e gordura. O cheddar costuma ser processado e conter corantes e aditivos. Já o parmesão é um queijo duro, com maior quantidade de sódio e gordura, mas com menor teor de lactose.