Conforme a Resolução 106, de 30 de junho de 2009 os pequenos provedores de serviços na aviação civil são gerenciados no país pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) onde se faz necessária a elaboração da segurança operacional em suas atividades. Para isso foi criado o Plano de Resposta a Emergência (PRE), o qual descreve todos os procedimentos a serem realizadas em casos de eventuais emergências com aeronaves.
Na quinta-feira (27), a empresa Rio Madeira Aerotáxi, sediada em Rondônia que atua com seu serviço no estado e sul do Amazonas e oferece transporte aeromédico em todo território nacional, realizou simulado para avaliar o desempenho do PRE.
A descrição da cena seria uma aeronave que na decolagem incendeia, vindo a cair. Nesse momento o PRE aciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu), para atender as vítimas em estado grave. Como se fosse uma situação real, o Samu se desloca de sua base até o local do acidente, o tempo de saída até o local e do local até o pronto socorro para onde irão as vítimas são avaliadas e encaminhadas para Anac.
Mara Correia, diretora do Samu, esteve participando e atuando com a equipe em todo o procedimento do simulado. Em suas considerações, informou que o atendimento realizado, atingiu o tempo resposta, caso a situação fosse real. Além disso enfatizou que, o Samu está em constante qualificação de seus socorristas, salvar vidar requer habilidade técnica, e isso através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), está sendo feito a cada dia. Os constantes treinamentos amplia a qualidade do serviço oferecido a população.
Texto e fotos | Cléris Muniz