São Paulo — São Paulo é, pelo quarto dia consecutivo, a cidade com pior qualidade de ar no mundo. Por volta das 9h desta quinta-feira (12/9), a capital paulista registrou 166 pontos no índice do site suíço IQAir.
O portal faz a medição da qualidade do ar nas principais metrópoles mundiais. Ele avalia de 0-50, como boa; de 51-100, moderada; de 101-150, insalubre para grupos sensíveis; de 151-200, insalubre; de 201-300, muito insalubre; e de 301 para cima, perigoso.
Nesta quinta, SP ultrapassou Karachi e Lahore, ambas no Paquistão, com 153 e 128 pontos, respectivamente. O quarto lugar do ranking ficou com Kinshasa, na República Democrática do Congo, com 124 pontos e, o quinto, com Guangzhou, na China, com 122.
Veja:
Nessa quarta (11/9), quando São Paulo bateu o terceiro dia consecutivo no topo da lista, a Prefeitura da capital criou um comitê de crise intersecretarial para lidar com o tema e amenizar os problemas causados pela combinação entre estiagem prolongada e fumaça de queimadas. A gestão informou que vai liberar R$ 5 milhões para atendimento prioritário aos idosos. O comitê será mobilizado sempre que os termômetros atingirem 32ºC.
Entre as medidas anunciadas, está o reforço nos estoques de soro fisiológico nas unidades de saúde e a compra de umidificadores de ar para as escolas localizadas em bairros com menor índice de umidade do ar.
Também na quarta-feira, em agenda conjunta com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para visitar obras de ampliação de reservatórios na zona norte da capital, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse à imprensa que sete bairros serão priorizados.
“Foi identificado sete bairros na cidade de São Paulo que tem a umidade mais baixa. A gente vai dar uma atenção maior. Limão, Casa Verde, Freguesia do Ouro, Brasilândia, Cachoeirinha, Parque São Lucas”, disse o prefeito.
Vale lembrar que na manhã de segunda-feira (9), São Paulo registrou 160 pontos no índice do IQAir. Na terça (10), o valor caiu para 158. Na quarta, a capital paulista marcou o pior número, com 179 pontos.
Fonte: Oficial