Home Noticias São Paulo tem quase nove mil motos com mesma placa: BRA 49CC

São Paulo tem quase nove mil motos com mesma placa: BRA 49CC

40
0
Ícone de sino para notificações

A Prefeitura de São Paulo registrou, entre os meses de junho e julho de 2025, mais de 11 mil ocorrências de placas adulteradas por meio de câmeras do programa Smart Sampa.

Dessas ocorrências, mais de 9 mil eram de placas de motos exatamente iguais: BRA 49CC. A sequência chegou a ser identificada em dois pontos distintos da cidade, em um mesmo dia e horário.

Os dados foram divulgados pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em um evento nessa segunda-feira (11/8), em que foi oficializada a instalação de 100 novas câmeras do Smart Sampa que serão acopladas em motos da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

A iniciativa, segundo a gestão, tem como objetivo otimizar abordagens e identificar, de forma mais rápida, motos com placas adulteradas. As imagens captadas serão enviadas à central de monitoramento, que cruzará os dados com um banco de informações.

Programa Smart Sampa

O Smart Sampa é um programa de videomonitoramento lançado em 2024 pela Prefeitura de São Paulo, sendo a principal bandeira da gestão Nunes. Entre suas funcionalidades, estão reconhecimento facial, detecção de invasões e leitura de placas de veículos.

Segundo o município, são 31 mil câmeras ativas espalhadas pela cidade, sendo 20 mil públicas e 11 mil privadas. Desde a inauguração, foram capturados cerca de 1,6 mil foragidos da Justiça por meio do reconhecimento facial.

Para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ideia é replicar o modelo em outras cidades do estado, interligando o sistema de câmeras com o sistema do Muralha Paulista, que integra dados para combate da criminalidade.

Fonte: www.metropoles.com