Quatro crianças foram resgatadas de uma possível situação de abandono em Rio Claro, no interior de São Paulo, nessa segunda-feira (8/9). Após exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), duas meninas foram diagnosticadas com sarna. A mãe das crianças foi localizada e alegou que saiu de casa para trabalhar.
5 imagensFechar modal.1 de 5
Crianças foram resgatadas em Rio Branco após denúncia de vizinha
Divulgação/GCM de Rio Branco2 de 5
Elas ficaram ao menos cinco dias sozinhas
Divulgação/GCM de Rio Branco3 de 5
A menina mais velha, de 8 anos, era responsável por cozinhar e cuidar das irmãs
Divulgação/GCM de Rio Branco4 de 5
Além de muito entulho, os agentes da GCM encontraram ratos, baratas e animais peçonhentos no local
Divulgação/GCM de Rio Branco5 de 5
As irmãs foram levadas levadas pelo Conselho Tutelar e atendidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica)
Divulgação/GCM de Rio Branco
As irmãs têm entre 3 e 8 anos e foram localizadas após denúncia de uma vizinha. Os agentes da Guarda Municipal foram até o local e precisaram pular um muro para entrar na casa, onde encontraram uma situação degradante. Além de entulho espalhado pelos cômodos e pelo quintal, as autoridades identificaram ratazanas, baratas e outros animais peçonhentos.
Leia também
-
São Paulo
Polícia prende suspeito envolvido em latrocínio de professor em SP
-
São Paulo
Ladrão acusado de 14 roubos é preso no litoral de São Paulo
-
São Paulo
Ex-marido é preso suspeito de mandar matar jovem baleada nas costas
Segundo o secretário de Segurança e Defesa Civil de Rio Claro, Thalison Mendes, as meninas estavam sujas e com fome. A mais velha disse que ficava responsável por cozinhar e cuidar das irmãs quando a mãe saía. Ela não soube dizer, com certeza, há quanto tempo estavam sozinhas, mas contou que a mãe deixou o local há pelo menos cinco dias.
Crianças são atendidas após resgate
- Após o resgate da GCM, as irmãs foram levadas pelo Conselho Tutelar e encaminhadas para a UPA, onde passaram por atendimento.
- Em seguida, as meninas foram recebidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) para receberem os cuidados necessários.
- Ao Metrópoles, o secretário afirmou que uma avó e um tio das crianças foram contatados, mas não se comprometeram a assumir a guarda das irmãs.
- O caso foi registrado como abandono.
Fonte: www.metropoles.com
































