Home Noticias SBC: juiz manda petista tirar post em que celebra decisão contra rival

SBC: juiz manda petista tirar post em que celebra decisão contra rival

0
0
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) - Metrópoles

São Paulo — A Justiça Eleitoral determinou a retirada de uma publicação do candidato do PT à prefeitura de São Bernardo do Campo (SBC), Luiz Fernando Teixeira, na qual ele comemorava outra decisão judicial que havia ordenado a exclusão de um post de sua adversária Flávia Morando (União).

A candidata, que é sobrinha do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), havia feito uma publicação com fotos de Teixeira e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que foi prefeito da cidade do ABC paulista por dois mandatos. O texto relembrava reportagens sobre suspeita de corrupção na gestão de Marinho.

O juiz eleitoral Mauricio Tini Garcia afirmou que a publicação era uma montagem com recortes de “notícias descontextualizadas, com potencial para confundir o eleitor”, e mandou a candidata retirar o conteúdo do ar.

Ao comemorar a decisão, o petista publicou em suas redes sociais uma reportagem que dizia que a Justiça reconheceu uma “fake news” da adversária, com os dizeres: “Flávia Morando é intimada a excluir post mentiroso”.

A candidata, então, foi à Justiça e relatou que a decisão que recaía sobre ela era liminar, não fazia julgamento de mérito do conteúdo que havia divulgado contra Teixeira, e que, em suas publicações, apenas “resgatou fatos históricos ocorridos em São Bernardo do Campo” que envolveram o ministro e aliado do petista.

O juiz Sergio Hideo Okabayashi decidiu que havia urgência por identificar suposta “manutenção e reiteração de conduta” que poderia “causar prejuízos ao sistema eleitoral”.

“Registra-se, por oportuno, que a presente decisão tem natureza precária e não constitui censura, porque censura é análise prévia de conteúdo com intuito sancionatório, o quê não ocorre na espécie”, escreveu.

Em nota, a campanha de Flávia Morando afirmou que “os eleitores de São Bernardo têm o direito de conhecer quem são os candidatos e a quem são ligados, para que possam tomar a decisão certa na eleição”.

“Não aceitaremos mentiras na campanha e iremos à Justiça Eleitoral para garantir que as pessoas recebam informação de qualidade”, afirmou.

Luiz Fernando Teixeira afirmou que Flávia Morando lhe “atacou gratuitamente” em suas redes sociais e entrou com uma ação pedindo a retirada de post em que publicamos que ela foi obrigada a retirar informação mentirosa e distorcida”.

“Vale ressaltar que já recorremos contra a decisão errônea da Justiça, pois a candidata foi quem inflamou suas redes sociais com mentiras, não nossa campanha. Apenas nos defendemos ao desmentir a candidata e sua publicação”, afirma a campanha do petista, por meio de nota.

Teixeira afirma seguir “na premissa de uma campanha limpa, honesta e sem baixaria, que são características de quem tem um programa de governo completo para tirar a cidade do atraso dos últimos 8 anos”.

Flávia Morando (União Brasil) é sobrinha do atual prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), que está em seu segundo mandato à frente da prefeitura e escolheu Flávia como sua sucessora.

Luiz Fernando Teixeira (PT), por sua vez, é deputado estadual e irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

Fonte: Oficial