Sexta maior doadora da campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na eleição de 2022, a empresária Maribel Schmittz Golin é investigada pela Polícia Federal (PF) por suspeita de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC) e comanda uma fábrica no interior de São Paulo que já recebeu uma visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.
Maribel é uma das pessoas investigadas na Operação Mafiusi, deflagrada em dezembro do ano passado contra um esquema de lavagem de dinheiro que contecta o PCC à máfia italiana ‘Ndrangheta. Segundo a PF, duas empresas dela de participações e empreendimentos imobiliários não possuem funcionários registrados mas, movimentaram R$ 1,4 bilhão para empresas suspeitas.
Entre os envolvidos nas transações estaria Willian Barile Agati, apontado como o “concierge do crime organizado”. Agati foi um dos principais alvos da operação e foi denunciado pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e obstrução de Justiça. O Metrópoles não conseguiu contato com Maribel. O espaço segue aberto a manifestação.
Em 2022, a empresária doou R$ 500 mil para a campanha de Tarcísio, por meio de duas transferências, segundo registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O montante foi o sexto maior doado para a eleição do governador de São Paulo.
Em agosto do ano passado, a empresa Stall Energy, da qual Maribel é sócia-administradora, recebeu a visita de Jorge Lima em sua fábrica em Boituva, no interior paulista. No ocasião, Lima disse que a empresa que faz recuperação enérgitca por meio de resíduos urbanos realiza “um projeto fantástico com investimento pesado no Estado de São Paulo”.
Em nota enviada ao Metrópoles, a assessoria do governador afirma que “a campanha de Tarcísio de Freitas contou com mais de 600 doadores e foi conduzida com total respeito às leis eleitorais”.
“O governador não possui qualquer vínculo com a doadora citada, bem como conhecimento prévio sobre possíveis condutas que não dizem respeito à campanha. A prestação de contas foi analisada e aprovada pela Justiça Eleitoral sem qualquer nenhuma pendência neste sentido”, afirma o governo paulista.
Sobre a visita de Jorge Lima à fábrica de Maribel, o governo diz que “ele participou de uma reunião para conhecer um projeto voltado à transição energética, alinhado à política energética do Estado”.
Fonte: www.metropoles.com